21h12min - 25 de Março de 2011 Atualizado em 09h10min - 29 de Junho de 2013

Minas sedia Fórum Nacional de secretários de Cultura

BELO HORIZONTE (25/03/11) - Vinte e quatro secretários e dirigentes culturais de 19 estados participaram nesta sexta-feira (25) da 25ª edição do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, e discutiram as políticas culturais adotadas nos âmbitos nacional e estadual. Neste sábado (26), os participantes do fórum visitam a Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop).

Na abertura do fórum, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, apresentou as ações do Governo do Estado na área cultural, por meio da articulação do Sistema Estadual de Cultura. Ela também apresentou os projetos estruturadores importantes para o setor, como o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Instituto Cultural Filarmônica, o Plug Minas, entre outros. “Minas recebe, com orgulho, esse evento, que vem para fortalecer ainda mais os laços entre as culturas do Brasil. Nosso objetivo deve ser sempre fomentar as políticas públicas, em alinhamento com a sociedade Civil, Classe Artística, Governos Federal e Municipal e poder Legislativo, uma das diretrizes para que se contemple o Plano Nacional de Cultura”, explica.

Outra boa notícia dada pela secretária Eliane Parreiras é sobre a criação do Conselho Estadual de Cultura, já em fase de regulamentação. O órgão, deliberativo e consultivo, tem participação da sociedade civil, através de uma composição paritária do governo e sociedade Civil.

A secretária Eliane falou ainda das novas políticas e diretrizes para a Cultura no Estado. Entre elas estão: Democratização do Acesso à Cultura, Fortalecimento da Gestão do Sistema Estadual de Cultura, Interiorização e Regionalização da Cultura- Experimentação, Excelência Artística e Internacionalização, Mercado Cultural, Formação Profissional e Geração de Emprego e Renda - Fortalecimento da Política de Patrimônio Cultural.

O secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, José Roberto Peixe, participou e apresentou a Estruturação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e disse que uma das premissas do SNC é garantir relação equilibrada entre os governos federal, estadual e municipal. "A administração brasileira caminha hoje para pensar de forma sistêmica. A Cultura ainda está em processo embrionário e esse espaço dos fóruns é importante para que o processo se dê de forma mais rica e coletiva", declarou.

Outro ponto, importante, levantado na reunião refere-se à aplicação na área cultural do conceito de “economia criativa”, para garantir a geração de emprego e renda. Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, explicou que o surgimento da secretaria trabalhará para sensibilizar os governadores da importância econômica do setor cultural, transversalizando a relação do MinC com os governos estaduais e municipais.“Quando falamos de Economia Criativa, falamos de Ciência e Tecnologia, de Artes, das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, que dialoga com diversas áreas”, explicou.

Para a presidente do Fórum e secretária de Estado de Cultura de Sergipe, Eloisa Galdino, o encontro anual de secretários tem importância por fortalecer a necessidade de sensibilização dos gestores executivos em relação à Cultura.