18h31min - 26 de Agosto de 2009 Atualizado em 19h36min - 29 de Junho de 2013

Minas tem chances reais de sediar jogos da Olimpíada 2016

BELO HORIZONTE (26/08/09) - Belo Horizonte tem chances reais de sediar jogos de futebol das Olimpíadas 2016. A avaliação foi feita nesta quarta-feira (26) pelo diretor de Relações Institucionais do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Fábio Starling, durante palestra no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte. "As perspectivas que temos são reais", afirmou o dirigente do COB, um dos responsáveis pela apresentação ao Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, da candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas em 2016.

Ele lembrou que, caso a capital fluminense seja a escolhida na disputa com Chicago, Tóquio e Madri, Belo Horizonte será subsede de futebol masculino e feminino. Fáfio Starling revelou, ainda, que em 15 de setembro serão divulgados os resultados das análises procedidas pelo COI nas cidades brasileiras candidatas a sede e subsede dos jogos que incluem também São Paulo, Brasília e Salvador. "Dia 2 de outubro, será divulgado o resultado das eleições no COI para a escolha da sede", completou o dirigente esportivo. Ele garantiu que os técnicos do COI gostaram das propostas apresentadas pelas cidades brasileiras.

Fábio Starling esteve na capital mineira para apresentar aos governos estadual e municipal, que trabalharam pela candidatura do Brasil, os resultados dos contatos mantidos na Suíça. Na sua avaliação, o COI e a Comissão de Candidatura Rio 2016 apresentaram ao COI garantias que superam as exigências da entidade olímpica internacional.

Na avaliação do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), Rogério Romero, a boa avaliação de Belo Horizonte é decorrente da política do Governo do Estado de gerar as condições necessárias para o recebimento de disputas internacionais de modalidades esportivas diversas. “Belo Horizonte tem a seu favor ainda, o projeto de modernização de estádios, decorrente das exigências para o sediamento de jogos da Copa do Mundo da FIFA de 2014”, afirmou Romero.