Minas por Região
Gestão

19h03min - 10 de Abril de 2008 Atualizado em 18h40min - 28 de Junho de 2013

Minas troca experiências com técnicos do governo britânico

Técnicos do gabinete do primeiro-ministro britânico, Gordon Brow, conheceram o modelo administrativo do Governo de Minas (Choque de Gestão). Os especialistas foram recebidos pelo vice-governador e por representantes do Programa Estado para Resultados e Secretaria de Planejamento e Gestão.

BELO HORIZONTE (10/04/08) – Técnicos do gabinete do primeiro-ministro britânico Gordon Brow conheceram, nesta quinta-feira (10), em Belo Horizonte, o modelo administrativo do Governo de Minas (Choque de Gestão). Os especialistas chefiados pelo assessor do primeiro ministro e diretor-geral de Performance do Tesouro do Reino Unido, Ray Shostak, foram recebidos pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia e por representantes do Programa Estado para Resultados e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A visita tem a coordenação do Banco Mundial (Bird).

Segundo o vice-governador, o trabalho para a melhora da gestão pública tem o objetivo de mostrar à população o que significa ter um governo com gestão eficiente das políticas públicas. “O que estamos aprendendo com a missão britânica será muito valoroso para o nosso processo de avanço dos serviços da administração pública. O exemplo inglês inspira a todos nós”, disse Anastasia na abertura da reunião de trabalho.

Banco Mundial

De acordo com o coordenador-executivo do Programa Estado para Resultados, Tadeu Barreto, o encontro está no âmbito da parceria e operação de crédito do Estado de Minas Gerais com o Banco Mundial. Na próxima terça-feira (15), o governador Aécio Neves estará em Washington, capital dos Estados Unidos, onde fará uma palestra no Bird sobre o modelo de gestão pública adotado em Minas Gerais e finalizará os acordos para a consolidação do empréstimo de US$ 1 bilhão. Esta será a primeira vez na história do Bird que o banco oferece um empréstimo a um governo, sem contrapartida financeira, exigindo apenas a continuidade do modelo mineiro de gestão.

“A equipe do Banco Mundial está trabalhando juntamente com o Governo de Minas para desenvolver e implementar uma parceria para o desenvolvimento do Programa Estado para Resultados. Estamos aqui com uma equipe que implementou na Inglaterra, nos últimos dez anos, um programa de gestão de resultados. É interessante ter uma interação entre o Governo inglês e o Governo de Minas Gerais sobre as experiências e lições que eles têm e como elas podem ser aplicadas”, explicou Deborah Wetzel, especialista em setor público do Bird.

Na opinião da especialista Deborah Wetzel, a Inglaterra também tem o que aprender com Minas Gerais, principalmente na performance das avaliações de desempenho e no aprofundamento de reformas nos setores de educação, saúde e transporte. “Acredito que Minas está aprendendo tanto quanto a Inglaterra e tanto quanto a equipe do Banco Mundial”, concluiu.

Governo inglês

Ray Shostak é o chefe da Unidade de "Entregas" do Primeiro Ministro (Prime Minister's Delivery Unit - PMDU). A PMDU tem o papel de promover o cumprimento efetivo das prioridades apontadas pelo governo para o serviço público. A unidade está lotada no Tesouro britânico. A visita dos técnicos foi proposta pelo governo britânico visando à troca de experiências em gestão de desempenho e resultados no setor público.

Troca de experiências

A agenda de trabalho da comitiva britânica começou na quarta-feira (9), com exposição da equipe do Programa Estado para Resultados sobre a administração estadual adotada em Minas e a gestão baseada em resultados. Nesta sexta-feira (11), os especialistas britânicos darão aula magna sobre Gestão para Resultados para secretários de Planejamento e Gestão de todos os estados brasileiros e autoridades do governo federal, como representantes do Ministério de Planejamento e Gestão e Ministério de Planejamento de Longo Prazo, secretários de Planejamento, secretários mineiros e corpo técnico do Programa Estado para Resultados.

Ainda na sexta-feira, Ray Shostak fará palestra na Fundação João Pinheiro, às 15 horas, sobre Gerenciamento de Desempenho. A palestra faz parte do Seminário de Pesquisa da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho e será aberta a todos os interessados.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato