Copa do Mundo

14h11min - 09 de Novembro de 2012 Atualizado em 15h51min - 01 de Julho de 2013

Mineirão é o primeiro estádio da Copa a receber gramado

Com o fim das obras marcado para 21 de dezembro, estádio estará preparado para receber sua partida inaugural no primeiro trimestre de 2013

A grama do Mineirão começou a ser plantada na manhã desta sexta-feira (09). Trata-se do primeiro estádio em construção para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 a receber gramado.

Com o fim das obras marcado para 21 de dezembro, o Mineirão estará preparado para receber sua partida inaugural no primeiro trimestre de 2013. “Hoje é uma data histórica no calendário deste grande estádio por ser o primeiro do país a mostrar seu tapete verde. O estádio estará pronto para receber sua partida inaugural no final de janeiro ou início de fevereiro”, disse Tiago Lacerda, secretário de Estado Extraordinário da Copa.

A grama do Mineirão foi plantada em abril deste ano numa fazenda de Bom Sucesso, interior do estado. Após ser lavado a seco, o material foi transportado em caminhão refrigerado a 5º C até a capital. No total, cerca de 540 mil mudas serão plantadas no gramado de 105m x 68m de dimensão. Serão todas colocadas à mão sobre uma camada arenosa formada de matéria orgânica, fibra e resíduos elásticos.

Após o plantio, uma máquina conhecida como cultivadeira vai rolar sobre o tapete verde para fixar as mudas ao solo. A previsão é de que o plantio da espécie Bermuda Celetration seja finalizado em uma semana.

“Essa grama é mais resistente que as demais espécies. Combinado com as condições climáticas de Belo Horizonte, o gramado do Mineirão tem todas as condições para ser um dos melhores do país”, explica Ricardo Barra, diretor-presidente da Minas Arena, empresa responsável pelas obras e futura operadora do estádio.

Segundo o engenheiro, o período chuvoso do verão belorizontino é propício ao desenvolvimento da espécie. “A espécie é adequada ao clima da cidade. Uma outra espécie,  típica de inverno, será semeada após o verão”, diz Barra.

O trabalhador Manoel Messias da Silva, de 41 anos, de Montes Claros, fala com o orgulho de sua participação no plantio histórico do gramado do Mineirão. “Imaginem só, plantar a grama onde vão jogar os maiores craques do futebol mundial? É muita alegria. Por aqui vão passar Messi, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, enfim grandes ídolos”, conta o servente.

Obras estão 93% concluídas

As obras de modernização do Mineirão estão 93% concluídas. Cerca de 2.000 operários trabalham atualmente no canteiro, onde estão avançadas a construção dos bares e banheiros, com 96% de conclusão; as atividades de infraestrutura elétrica e hidráulica; a instalação da membrana da cobertura; a montagem da passarela que liga o estádio ao Mineirinho; a colocação dos guarda-corpos e catracas na esplanada; os serviços de instalação das cadeiras, sendo 95% já concluído, dos dois telões e da iluminação do interior do estádio. Os dois placares também já estão sendo instalados.