17h17min - 19 de Junho de 2013 Atualizado em 10h02min - 30 de Junho de 2013

Mineiros medalhistas de ouro em Olimpíada de Matemática são premiados no Rio de Janeiro

Entre os 500 estudantes da rede pública de todo o país com melhor desempenho, 152 são mineiros. Vinte e oito professores brasileiros também foram premiados

Nesta quarta-feira (19), 152 estudantes mineiros estão colhendo os frutos de muita dedicação. Medalhistas de ouro, eles participaram da Cerimônia Nacional de Premiação da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na capital Fluminense. Ao todo, foram entregues 500 medalhas de ouro para estudantes brasileiros que competiram na última edição da Obmep. A cerimônia também contou com a presença de 28 professores brasileiros que foram premiados na competição em virtude do desempenho de seus alunos.

Medalhista de ouro, a aluna do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Terezinha Pereira, no município de Dores do Turvo, na Zona da Mata, Davila de Carvalho Meireles, vê na premiação o reconhecimento do seu esforço e uma oportunidade de conhecer novos lugares. “Eu me esforcei bastante para conseguir a medalha. Na escola tivemos algumas aulas preparatórias e isso ajudou muito. Gostei muito de ser medalhista, não conhecia o Rio de Janeiro e está sendo uma oportunidade muito boa de conhecer outras pessoas também”, afirma. A estudante também já faturou medalha de bronze na competição.

Educadora destaque

Também participaram da cerimônia, educadores de todo o país que foram premiados na competição em virtude do desempenho de seus alunos. Minas Gerais foi representada pela professora de Matemática da Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Maria Botelho Alves Pena. A educadora foi destaque em todas as oito edições da Obmep.

Maria Botelho Alves Pena destaca a importância de se criar um ambiente que estimule os estudantes a participarem da competição. “A nossa escola tem tido alunos premiados desde a primeira edição da Obmep. A escola prepara bem os alunos, mas tem a questão de se criar um ambiente na escola. Fazemos um trabalho diferenciado, no qual ex-alunos que participaram da competição retornam para escola para incentivar os estudantes a participarem e a se prepararem. Na escola, criamos um clima e tentamos envolver o máximo de alunos na Obmep”, ressalta.

Estado campeão

Nos últimos seis anos, Minas Gerais tem apresentado um crescimento significativo na Obmep tanto em números absolutos quanto percentualmente. Em 2011, por exemplo, quando a organização da Obmep distribuiu 3200 medalhas, os estudantes mineiros conquistaram 816, ou 25,5% do total. Em 2012, foram 4500 medalhas distribuídas e os alunos de Minas conquistaram 29,6% do total.

9ª edição da Obmep

Dos quase 19 milhões de alunos brasileiros que participaram da primeira etapa da Olimpíada, realizada no dia 4 de junho, 1.997.020 são mineiros, ou seja, 10,6% do total de participantes. Já em relação ao número de escolas inscritas, Minas conta com 4.551 das 47.144 escolas públicas participantes nos três níveis da Obmep em todo o país. As escolas mineiras participantes representam 851 municípios do Estado.

Etapas da Olimpíada

A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes é feita na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deverá selecionar 5% do total de alunos inscritos. Serão classificados os alunos com maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.

De acordo com o calendário da competição, os testes da segunda etapa serão realizados no dia 14 de setembro. O resultado final está previsto para o dia 29 de novembro.

Premiação

Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os alunos que se destacarem na Obmep terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). A iniciativa tem duração de um ano e as atividades do programa envolvem tanto encontros presenciais quanto a participação em um Fórum Virtual que possibilita o contato, via internet, com estudantes de todo o país que se interessam por Matemática. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Cientifica Jr., concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professores e escolas que se destacarem também serão premiados pela Olimpíada.

Incentivo à Matemática

A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).