17h49min - 21 de Novembro de 2011 Atualizado em 09h33min - 30 de Junho de 2013

Mineiros participam de seleção para vagas em cursos de ensino profissionalizante

BELO HORIZONTE (21/11/11) - Vitor Lúcio de Oliveira de Jesus, de 17 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Santos Dumont, em Belo Horizonte. Porém, antes mesmo de concluir seus estudos na educação básica, o adolescente busca qualificação para entrar no mercado de trabalho quando atingir sua maioridade. Pensando em um futuro profissional com mais possibilidades, Vitor Lúcio participou nesse domingo (20) da 6º Edição do Programa de Educação Profissional (PEP), do Governo de Minas. O Programa vai oferecer 30 mil bolsas de estudos em 60 cursos de nível técnico em todas as regiões do Estado. “Sei que o mercado de trabalho está exigente. Já fiz um curso técnico em manutenção de aeronaves, mas não quero parar por aí. Vou continuar investindo na área e agora tento uma vaga no curso técnico de Mecatrônica pelo PEP”. O resultado da prova será divulgado no dia 16 de dezembro.

Assim como Vitor Lúcio, cerca de 250 mil estudantes, jovens e adultos mineiros participaram do exame aplicado em 711 escolas estaduais e instituições de ensino conveniadas de 125 municípios do Estado. Entre os participantes está o mestre de obras Carlos Renan Barbosa, de 48 anos, que tenta uma vaga no curso técnico de Edificações. “Quero me habilitar um pouco mais para continuar atuando em minha área, a construção civil. Tentar essa vaga pelo PEP é muito viável, pois vivemos em um mundo com necessidade de mão de obra qualificada e o curso técnico viabiliza essa preparação”, avalia o candidato.

Preparação

Maria da Silva, de 42 anos, é moradora da região Norte de Belo Horizonte. Por duas semanas, ela participou de um curso de preparação para a prova do Programa de Educação Profissional, na região do Barreiro. Apesar da distância entre as regiões da capital mineira, ela acredita que o esforço vale à pena. “Como estou afastada da escola há alguns anos, resolvi relembrar os conteúdos. Acho que oportunidades assim, a gente tem que aproveitar. Só não estuda hoje aquele que não quer. Na minha época de estudante, não tive chances assim”, lembra a candidata ao curso técnico de Radiologia que fez o exame na Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro, também em Venda Nova.

Conteúdo

Com um total de dez questões de Língua Portuguesa e dez de Matemática, os candidatos foram testados quanto à capacidade de interpretação e identificação de gêneros textuais e gramática e resolveram questões que envolviam análise de gráficos, tabelas e geometria. “Eu achei a prova fácil. Se o candidato leu com atenção cada uma das questões, ele fez uma boa prova. Não estudei especificamente para o exame. Apenas com a matéria ensinada na escola consegui resolver a prova”, comenta a estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Santos Dumont, Tâmara Carolina Ribeiro da Silva. A jovem busca uma vaga no curso técnico de Meio Ambiente.

Durante todo o período de aplicação das provas, a equipe do PEP esteve de plantão no órgão central da Secretaria de Estado de Educação, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e também contou com profissionais nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado. Técnicos do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, órgão responsável pela elaboração das provas, também estiveram de plantão em BH.

“Ficamos de plantão ontem e não houve ocorrências durante a aplicação do exame. As provas foram realizadas dentro da normalidade”, explica a diretora de Educação Profissional, Carolina Silva Ferraz.

Os participantes da 6ª Edição do Programa de Educação Profissional já podem consultar o gabarito das provas de Língua Portuguesa e Matemática. O material está disponível no ambiente virtual do programa.