Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

21h41min - 20 de Maio de 2010 Atualizado em 00h34min - 01 de Julho de 2013

Missão belga avalia oportunidades de investimentos em Minas Gerais

O subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde, apresentou as perspectivas do crescimento mineiro e planos para as áreas de infraestrutura e logística para os próximos anos aos integrantes de missão da Bélgica. Na ocasião foram apresentadas as potencialidades locais.

BELO HORIZONTE (20/05/10) - O subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde, apresentou, nesta quinta-feira (20), as perspectivas do crescimento mineiro e planos para as áreas de infraestrutura e logística para os próximos anos aos integrantes de missão comercial e institucional da Bélgica, durante encontro no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Na ocasião foram apresentados números da economia e as potencialidades locais.

Para o diretor do Belgian SportsTechnology Club (Clube Belga da Tecnologia do Esporte), Peter Demuynck, a iniciativa foi uma excelente oportunidade para ter uma visão ampla dos projetos a serem executados em Minas Gerais e discutir como as empresas belgas podem participar dessa estratégia de desenvolvimento. “Além de favorecer uma aproximação entre o Estado e nossas instituições”, acredita.

A delegação também pôde conhecer as propostas de trabalho do Comitê Executivo da Copa 2014 e participar de rodadas de negócios junto ao empresariado mineiro, identificando possibilidades de parcerias e atuações conjuntas.

Vanguarda

Segundo o subsecretário, o Estado se destaca pela constituição de sólidas parcerias, pelo fortalecimento dos laços com comunidades nacionais e estrangeiras, caracterizando-se como uma das Unidades da Federação que mais avançou na formação de parcerias público-privadas (PPPs), com iniciativas nos setores rodoviário e penitenciário.

“O Governo de Minas vem se empenhando para assegurar ampla conectividade com o território nacional e também com o mundo, com o intuito de transformar Belo Horizonte na principal capital de logística avançada do Brasil”, afirma.

Nesse sentido, uma importante iniciativa é a elaboração do Plano Macroestrutural, com vistas à diversificação da economia mineira, impulsionando setores como telecomunicações, Tecnologia da Informação (TI), biotecnologia e aeronáutica e aeroespacial. O master plan prevê, ainda, a constituição de um hub logístico de passageiros e cargas, a expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, bem como a criação de um corredor multimodal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Por sua vez, o Aeroporto Industrial (AI), em implantação no AITN, será um local apropriado para empresas de alta tecnologia com sistema aduaneiro diferenciado tanto para exportação e importação de bens e componentes.

Em relação ao comércio exterior, Luiz Antônio Athayde enfatizou as exportações de frutas produzidas no Jaíba, no Norte de Minas, com boa inserção no mercado europeu, e chamou atenção para a oportunidade de ampliar esse comércio junto à Bélgica.

Durante a apresentação, também foram abordadas características do setor energético mineiro, que vem recebendo importantes investimentos para a implantação de empreendimentos sustentáveis, que produzam energia limpa e renovável. Com a prospecção de reserva de gás natural no Estado, espera-se que a matriz energética de Minas Gerais possa alcançar melhor balanceamento e, cada vez mais, ampliar o suprimento às cadeias industriais. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato