16h27min - 21 de Novembro de 2012 Atualizado em 12h07min - 30 de Junho de 2013

Modelo de Redes na Promoção da Saúde é apresentado a novos prefeitos

Mais de 500 pessoas conheceram, em congresso, sistema adotado pelo Governo de Minas que tem foco regional nas questões de saúde do Estado

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, apresentou, na manhã desta quarta-feira (21), o modelo de Redes na Promoção da Saúde aos participantes do 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte.

Segundo o secretário, o principal desafio na questão da saúde é criar um sistema organizado que tenha condições de atender às especificidades da população brasileira. “Temos um quadro complexo, que envolve o envelhecimento acelerado da população, com predominância das condições crônicas de saúde, aliado a um quadro de doenças infecto-contagiosas e aos agravos de saúde resultantes de acidentes de trânsito e da violência. Essa tripla carga de doenças faz com que tenhamos que organizar o sistema de saúde em redes regionalizadas focadas nas evidências epidemiológicas de nosso Estado”, assegura.

Com base nisso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), vem organizando o Sistema de Saúde com as Redes de Atenção à Saúde. Para tanto, foram criados Programas Prioritários, chamados Estruturadores, focados na qualificação da Atenção Primária, e que são estratégicos na implantação das Redes de Atenção. São eles Saúde em Casa, Redes Integradas de Serviços de Saúde e Saúde Integrada.

De acordo com o secretário, a sinergia entre os governos municipais e o governo estadual é fundamental pra o sucesso da iniciativa. “A pasta da Saúde tem a centralidade das políticas municipais. E a saúde da população se traduz em cidadãos vivendo mais e com mais saúde, mais qualidade de vida. O Governo do Estado contribui com essa premissa ao dar condições aos municípios de planejar suas ações, oferecendo oportunidades de captação de recursos como o Edital de Unidades Básicas de Saúde, a implantação de novas equipes de Saúde da Família, a descentralização das ações de Vigilância em Saúde e o programa Farmácia de Minas”, completa.

Além destas ações, em Minas existem outras oportunidades de utilização de recursos que já estão disponíveis aos municípios, como o Sistema Estadual de Transporte em Saúde, os Centros Mais Vida, os Centros Viva Vida, Hiperdia e o Pro-hosp. “Precisamos nos unir para organizar as Redes de Atenção Prioritárias. Só assim conseguiremos alcançar nosso objetivo que é tornar Minas o melhor estado pra viver”, finaliza.

O Congresso

O 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos nestas quarta e quinta-feira ( 21 e 22), no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, tendo se firmado como um importante instrumento de interlocução entre os gestores públicos.

Com o tema “Transição de governo e os desafios das novas gestões municipais”, o evento busca promover o debate acerca dos desafios que os novos gestores públicos municipais enfrentarão no mandato. Entre os assuntos abordados estão a captação de recursos, desafios da transição política e a importância da qualificação do corpo técnico na gestão municipal.

Segundo o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Ângelo Roncalli, 557 chefes de Executivo eleitos em Minas Gerais em 2012 enfrentarão os desafios de gerir um município pela primeira vez. “Essa é uma chance dos novos gestores se prepararem para os desafios que vão enfrentar a partir de janeiro, mas, mais do que isso, é a oportunidade de conhecerem a AMM e como ela pode auxiliar em suas gestões”, afirma.

Voltado aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores mineiros, eleitos em 2012, o congresso conta com a participação de representantes dos governos Estadual e Federal, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre outras instituições.