18h15min - 26 de Agosto de 2009 Atualizado em 11h12min - 29 de Junho de 2013

Monte Verde é eleito como melhor destino de romance do país

BELO HORIZONTE (26/08/09) - A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) comemora a vitória de Monte Verde, no Sul do Estado, como destino campeão do Concurso Cidades Românticas 2009, com 24,5% dos votos dos internautas, na votação promovida pelo site ViajeAqui e Revista Quatro Rodas, da Editora Abril, com o resultado divulgado esta semana. O distrito, pertencente ao município de Camanducaia, também detém, desde 2008, o título de melhor destino de inverno do Brasil.

De acordo com o site ViajeAqui, com pousadas charmosas, belas montanhas e um friozinho delicioso, Monte Verde foi escolhido o melhor lugar do Brasil para namorar entre 19 destinos pré-selecionados pelas equipes do site e da Revista Quatro Rodas. Em segundo lugar ficou Gramado (RS), com 15,5% dos votos e, em terceiro, Campos do Jordão (SP), com 14,5% dos votos.

Pequena localidade, muitos atrativos

Monte Verde, situada na Serra da Mantiqueira, possui um ar europeu que se mistura à hospitalidade típica do povo mineiro. A vila mantém costumes trazidos pelos primeiros moradores e possui influência alemã, suíça e italiana. Basta entrar em alguma das casas de chá ou em um dos pontos de venda de queijos e vinhos, para perceber a mineiridade em sintonia com a arquitetura européia.

No inverno, os termômetros registram, facilmente, temperaturas negativas. Uma ótima oportunidade para os casais se aconchegarem em um dos 174 hotéis e pousadas que possuem lareiras, hidromassagens e paisagens serranas, para serem apreciadas regadas a um bom vinho e fondue. O destino ainda oferece 87 restaurantes com gastronomia farta e diversificada e 203 lojas voltadas para o turista. A maioria dos estabelecimentos fica na charmosa Avenida Monte Verde.

O destino tem também muitos atrativos de natureza. As altas montanhas da Serra da Mantiqueira convidam os visitantes para uma escalada. Mas se você gosta de andar e curtir belíssimas paisagens, um passeio imperdível são as caminhadas nas trilhas até o topo da Serra. Lá de cima, é possível ver toda Monte Verde, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba. Para os mais radicais, a dica é curtir passeios de quadriciclo, mountain bike, off-road e jipe. Quem quiser pode praticar ainda arvorismo e patinação no gelo.

Política pública que dá certo

A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, avalia que a escolha de Monte Verde como o melhor destino de Inverno, em 2008, agora e de Romance pelos internautas do ViajeAqui é um grande mérito para o destino mineiro que se posicionou frente a destinos já consagrados destes gêneros no Brasil, como Gramado e Campos do Jordão. “O Romance está entre os segmentos prioritários da nossa política de promoção, divulgação e incentivo à comercialização”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, dentro da política pública do Governo de Minas , foram investidos de 2007 até o momento mais de R$10 milhões em ações de promoção dos principais destinos turísticos mineiros, dentre os quais Monte Verde se destaca no segmento de Romance. Somente nos dois meses que antecederam o inverno, o distrito foi tema de vários anúncios publicitários em revistas e jornais de grande circulação nacional e estadual, convidando o turista a viver o inverno em Monte Verde. E também, em parceria com a Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, o destino foi promovido nas principais feiras do turismo nacional. “Todas as ações do Governo de Minas na área do turismo têm com objetivo tornar Minas o melhor lugar para se viver e, consequentemente, para se visitar”, afirmou.

Segundo Gustavo Arrais, presidente da Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas e secretário municipal de Turismo e Cultura de Camanducaia, Monte Verde já se auto-intitulava a terra do romance. “Esta vitória no Concurso Cidades Românticas 2009 do ViajeAqui e da Revista Quatro Rodas confirmou outro segmento que já trabalhávamos no marketing junto com questão do Destino de Inverno”, lembra. Ele diz que os resultados já podem ser mensurados – somente com o título de melhor destino de inverno, recebido em 2008, Monte Verde obteve, este ano, ocupação máxima nos seus estabelecimentos de hospedagem, entre junho e 15 de agosto, recebendo cerca de 7 mil turistas por dia no período.

Arrais aproveitou para anunciar que, como agora a localidade é oficialmente o melhor lugar para namorar, a Associação do Circuito lança um concurso cujo prêmio será uma viagem de Lua de Mel de cinco dias para Monte Verde com tudo pago (hospedagem e alimentação). Para participar, basta responder a pergunta: “Por que eu quero passar a lua de mel em Monte Verde?” A resposta deve ser enviada para a Associação, no email info@monteverde.org.br. Também está previsto o lançamento de um selo comemorativo, que será inserido nos estabelecimentos comerciais do local.

Monte Verde é destino indutor para o turista nacional

Camanducaia, município que abriga o destino Monte Verde, integra a lista dos onze municípios mineiros selecionados pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais para se tornarem destinos indutores para o turista nacional. Essas cidades estão recebendo Estudo de Competitividade, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apontará os pontos positivos, negativos e gargalos a serem resolvidos em cada localidade visando o incremento da atividade turística.

O modelo é o mesmo implantado pelo Ministério do Turismo, que definiu 65 destinos indutores em todo o Brasil, com vistas ao turista internacional. Cinco deles também ficam em Minas: Belo Horizonte, Diamantina, Tiradentes, Ouro Preto e São João del-Rei (referência para estudos de intercâmbio). Estes municípios estão sendo trabalhados para se tornarem padrão no recebimento do turista internacional e terem capacidade de distribuir o fluxo turístico para outros municípios de seus entornos.