14h29min - 31 de Agosto de 2009 Atualizado em 04h13min - 01 de Julho de 2013

Monte Verde receberá recursos para construção de calçadão

BELO HORIZONTE (31/08/09) - A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) recebeu do Ministério do Turismo nesta segunda-feira (31) a confirmação de que já estão sendo empenhados R$ 530 mil para a primeira etapa da construção de um calçadão na avenida Monte Verde, que concentra a maior parte dos atrativos turísticos de Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul do Estado. A vila foi eleita na semana passada, o melhor Destino de Romance do Brasil. A obra do calçadão está orçada em cerca R$ 1,3 milhão, sendo uma parte de recursos do MTur e outra proveniente de Emenda Parlamentar. A previsão é que o restante do dinheiro seja liberado até dezembro de 2009.

O anúncio da obra, feito pelo ministro Luiz Barretto, em Brasília, para o presidente da Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, Gustavo Arrais, e para a superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur-MG, Jussara Rocha.

A Setur-MG atuou no encaminhamento e acompanhamento do projeto para as obras junto ao MTur. A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, comemora a conquista. “Monte Verde é um destino de romance e de inverno já consolidado e na medida em que for recebendo melhorias de infraestrutura estará mais preparado para receber número cada vez maior de turistas e distribuir o fluxo para as cidades vizinhas, como preconiza o processo de regionalização do turismo”, avaliou.

Para Gustavo Arrais, secretário Municipal de Turismo e Cultura de Camanducaia e presidente da Associação do Circuito Turístico Serra Verdes do Sul de Minas, o calçadão da avenida Monte está entre as ações prioritárias para transformar toda a região em um novo polo de turismo mineiro.“Esta obra e o asfaltamento da rodovia que liga Camanducaia a Monte Verde, também já iniciado em parceria do Governo de Minas com o Ministério do Turismo, fortalecerá a atividade turística na região”, comentou.

A construção do calçadão foi reivindicada pelos prefeitos da região durante a visita do ministro do Turismo, Luiz Barretto, a Monte Verde, no dia 25 de julho deste ano, durante o Festival de Inverno.

Melhor destino de romance

A notícia sobre o calçadão coincidiu com a recente vitória de Monte Verde, que, com 24,5% dos votos dos internautas, obteve o título de melhor Destino de Romance do Brasil, em eleição realizada pelo site ViajeAqui e da Revista Quatro Rodas, da Editora Abril. Em segundo lugar ficou Gramado (RS), com 15,5% dos votos e, em terceiro, Campos do Jordão (SP), com 14,5% dos votos.

Para marcar essa conquista, a Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas está confeccionando um selo comemorativo a ser afixado nos principais estabelecimentos comerciais da localidade. Além disso, a entidade lançou um concurso cujo prêmio será uma viagem de Lua de Mel de 5 dias para Monte Verde com tudo pago (hospedagem e alimentação). Para participar, basta responder à pergunta: “Por que eu quero passar a lua de mel em Monte Verde?” A resposta deve ser enviada para a Associação, no email info@monteverde.org.br.