Minas por Região
Meio Ambiente

19h43min - 23 de Maio de 2007 Atualizado em 18h31min - 30 de Junho de 2013

Mosaico vai ampliar proteção da Serra de São José em Minas

BELO HORIZONTE (23/05/07) – O reconhecimento do mosaico de unidades de conservação localizadas na região da Serra de São José, no Campo das Vertentes, ampliará as possibilidades de conservação do patrimônio natural da região. Localizada nos municípios de Tiradentes, Prados, Coronel Xavier Chaves, São João del-Rei e Santa Cruz de Minas, a Serra abriga cursos d´água essenciais para o abastecimento da população local.

O mosaico da Serra de São José é o primeiro do gênero em Minas Gerais e foi reconhecido pelo Decreto nº 44.518 em 16 de maio de 2007. "O mosaico é uma reunião de diferentes categorias de unidades de conservação – federais, estaduais ou municipais – que permite uma visão global das áreas permitindo uma conservação mais eficaz", explica o gerente de Gestão de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Roberto Alvarenga.

Na Serra de São José existem três unidades administrados pelo IEF: a Área de Proteção Ambiental (APA) São José, o Refúgio Estadual de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José e a Área de Proteção Especial Serra São José. Juntas somam 4.758 hectares de áreas protegidas.

Roberto Alvarenga observa que o mosaico permitirá integrar a gestão dessas unidades, bem como conservar com maior eficiência suas zonas de amortecimento e o corredor ecológico que as liga e, consequentemente, a rica biodiversidade existente no local. "Entre as possibilidades que o mosaico permite é a criação de um Conselho Consultivo comum que, reunindo representantes do Estado e da comunidade local, poderão participar da elaboração das diretrizes e ações para a conservação da unidade", observa.

Serra de São José

A Serra de São José está localizada na região do Campo das Vertentes, sudoeste de Minas Gerais. Seus 12 Km de extensão são marcados por belas escarpas cobertas por mata atlântica, cerrado e campos rupestres. A Cachoeira do Mangue é uma das principais atrações da Serra, juntamente com o Bosque Mãe d´Água.

A Serra foi muito castigada nos séculos 18 e 19, no início da ocupação de Tiradentes (então Arraial de Santo Antônio do Rio das Mortes) e da exploração do ouro na região. Quando o mineral se esgotou, a exploração da Serra diminuiu e a vegetação conseguiu regenerar-se parcialmente. Hoje, no entanto, ainda sofre com as queimadas, os desmatamentos para ampliação de pastagem e a expansão urbana.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato