13h50min - 09 de Fevereiro de 2011 Atualizado em 02h39min - 30 de Junho de 2013

Mudas de seringueira da Epamig são todas comercializadas

ORATÓRIOS (09/02/11) - A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) comercializou todas as seis mil mudas de seringueira produzidas na Fazenda Experimental Vale do Piranga, em Oratórios, na Zona da Mata. A demanda para a próxima produção, prevista para o final do primeiro semestre deste ano, já é de 15 mil mudas, afirma o pesquisador Antônio de Pádua Alvarenga. “Se a Epamig tivesse hoje 500 mil mudas de seringueira, estariam todas comprometidas. A demanda tem sido muito grande. Ttodos os dias recebemos pedidos de informação sobre a cultura e de produtores interessados em plantar”, diz o pesquisador.

As primeiras mudas foram cultivadas em 2008, através do sistema de enxertia, utilizando clones de cinco espécies de seringueiras: cultivares RRIM 600, GP1, RRIM 937, IAC 40, PR 255. No final de 2009, foram cultivadas outras cinco mil mudas, sendo mil mudas para os jardins clonais e quatro mil para os seringais. A Epamig dispõe de 50 mil porta-enxertos e, se for considerado 30% de pegamento, serão produzidas 15 mil mudas para comercialização, um número aquém do interesse dos produtores da região, calcula Pádua.

Segundo o pesquisador, o mercado é muito promissor e a viabilidade não é só para a Zona da Mata, mas para todo o Estado de Minas Gerais. “Atualmente é uma das atividades agrícolas de maior rentabilidade, e continuará sendo durante muitos anos”, observa. A Zona da Mata é a terceira maior produtora de seringueira do Estado, atrás do Noroeste e do Triângulo Mineiro.

Na região, a produção se concentra no entorno dos municípios de Muriaé, Leopoldina, Cataguases, Raul Soares e Ponte Nova. A maioria deles, segundo Pádua, está iniciando a atividade e cultiva, em média, área de 20 hectares. “É difícil registrar o número de produtores porque há muitos não passam a informação de que possuem a cultura na propriedade”.

Benefício para agricultura familiar

De acordo com o pesquisador Antônio de Pádua Alvarenga, a exploração da seringueira pode beneficiar a agricultura familiar. "São necessárias apenas duas pessoas para cultivar cerca de cinco hectares, que podem garantir uma renda mensal da ordem de R$ 3 mil", estima. As condições favoráveis à produção de seringueira em Minas Gerais são confirmadas por pesquisas da Epamig Regional Zona da Mata. "Os principais fatores favoráveis à cultura, no Estado, são a boa localização e a disponibilidade de água. Algumas áreas da Zona da Mata apresentam uma relativa exceção, com problemas de cultivo que, no entanto, podem ser corrigidos com irrigação", ressalva.

Apesar dos resultados obtidos com a produção orientada por técnicos, usando adubação correta e proteção contra eventuais pragas, Minas Gerais tem pouca exploração de seringueira. "Contamos com cerca de três mil hectares em produção, enquanto o Brasil dispõe de 130 mil hectares, e no mundo inteiro a cultura está espalhada em mais de nove milhões de hectares. Há condições de desenvolver a cultura no Estado, apesar de as características climáticas serem bem diversas das predominantes na região Amazônica, que é quente e úmida".

Segundo o pesquisador, os produtores mineiros podem se beneficiar do crescente consumo de borracha no Brasil, com possibilidades de participar das exportações, inclusive ocupando parte do espaço deixado pelos grandes produtores da Ásia que, em futuro próximo, deverão vender o produto transformado. O crescimento da demanda por borrachas no Brasil (7,3% ao ano) foi mais acelerado do que o mundial (4,6% ao ano). "Enquanto isso, o ritmo de crescimento da produção de borracha natural no Brasil (4,8% ao ano) em relação ao mundial (6,4% ao ano) mostra o país perdendo espaço na expansão da cultura".