11h49min - 30 de Abril de 2013 Atualizado em 12h25min - 30 de Junho de 2013

Município de Guaxupé recebe viveiro de mudas da Copasa

Viveiro é um importante aliado na busca pela recuperação de reservas legais, proteção de nascentes e matas ciliares

Espelhando-se na iniciativa bem sucedida realizada em Varginha, Careaçu, Caxambu e Natércia, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) acaba de implantar um viveiro de mudas também em Guaxupé. Localizado ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, o viveiro contribui para a proteção de nascentes, matas ciliares e reserva legal. E toda a população pode conferir de perto o local, que está aberto à visitação, de segunda a sexta-feira, horário comercial. As visitas também podem ser agendadas pelo telefone (35) 3551 5255.

O viveiro de Guaxupé, que ocupa um espaço de 120 m², já conta com cerca de 1.000 sementes em cultivo. Entre as espécies, estão Ipês branco, amarelo, roxo, pitanga, jacarandá-mimoso e aroeira vermelha. A capacidade de produção do canteiro chega a aproximadamente 8.000 mudas por ano, podendo variar de acordo com a espécie cultivada.

Depois de cultivadas, as mudas serão doadas a instituições ambientais que pertencem à Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo, mananciais que abastecem a região, para que sejam utilizadas no reflorestamento local. Produtores rurais localizados acima dos pontos de captação da Copasa também poderão ter acesso a essas mudas.

À medida que são plantadas em áreas degradadas, as espécies permitem, além da recuperação de nascentes e matas ciliares, o aumento das espécies de animais e aves, responsáveis pela disseminação das sementes, e ainda evitam o assoreamento de rios e córregos.

Responsável pela implantação do viveiro na cidade, o empregado do setor técnico do Distrito do Rio Verde, Luís Carlos Lemes, explica que o viveiro ainda permite que a empresa atenda às condicionantes definidas pelos órgãos ambientais, que exigem que a área onde é construído algum grande empreendimento em unidades operacionais, seja devidamente recuperada. “Isso é possível por meio do plantio das mudas no entorno das Unidades”, destaca.

Outro diferencial do projeto é que as sementes utilizadas são colhidas nas próprias unidades operacionais do Distrito ou doadas por empregados que compõem o Departamento Operacional Sul da empresa.

Esse é o segundo viveiro pertencente ao Distrito do Sudoeste Mineiro. O primeiro encontra-se no município de Arceburgo.  Ações como essa fazem parte de uma iniciativa da Diretoria de Operação Sudoeste da Companhia, seus departamentos e distritos operacionais, sempre atentos a um dos objetivos estratégicos da Copasa: atuar com responsabilidade socioambiental.