14h42min - 13 de Abril de 2012 Atualizado em 09h32min - 30 de Junho de 2013

Município de Marilac recebe Força Tarefa de combate à dengue

A equipe formada por 31 agentes, dois motoristas e duas mobilizadoras atuou em parceria com a prefeitura

A cidade de Marilac, localizada a 56 km de Governador Valadares, recebeu entre os dias 9 e 12 de abril, a Força Tarefa de Combate à Dengue. A equipe formada por 31 agentes de endemias, dois motoristas e duas mobilizadoras sociais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), atuaram em parceria com a prefeitura municipal, no controle vetorial para a eliminação de criadouros do mosquito nas residências. Também ocorreram ações de mobilização social, através do Dengue Móvel que promoveu a troca de material escolar (lápis, borracha e caderno) por materiais recicláveis (garrafa pet, lata e pneu).

Em Marilac as atividades de mobilização social tiveram início na terça-feira (10), em reunião promovida por mobilizadoras sociais com técnicos municipais e também de um encontro intersetorial com instituições representativas da cidade, que teve como objetivo discutir e promover parcerias quanto as estratégias de combate ao mosquito.

No mesmo dia, as mobilizadoras realizaram visitas institucionais ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Regional de Educação e Investigação Associada à Sustentabilidade (CREIAS), as igrejas católicas e evangélicas, escolas municipais e estaduais, Conselho Tutelar, Creche Municipal e Pastoral da Criança. Nessas entidades foram disponibilizados materiais impressos para disseminação das informações sobre o enfrentamento.

O prefeito de Marilac, Edmilson Valadão de Oliveira, ressaltou a importância da parceria com o Governo de Minas na guerra contra a doença. “O Estado é um grande aliado dos municípios nas ações públicas, porque muitas vezes não temos recursos para atender a altura às demandas que se apresentam, principalmente no caso da dengue que é uma questão que envolve além da saúde, educação e cultura da população”, afirmou.

O secretário de Saúde do município, José Paulo Pereira, elogiou a atuação dos agentes do Estado. “Além do trabalho de limpeza e conscientização dos moradores sobre o perigo da Dengue, a Força Tarefa veio dar um ânimo e grande estímulo às equipes de saúde do município, que atuam diariamente neste combate”, disse.

Dengue Móvel

O caminhão Dengue Móvel esteve presente para troca dos materiais recicláveis por material escolar na quarta-feira (11), na Escola Estadual Joaquim Monteiro e na parte da tarde ao lado da Praça Presidente Tancredo Neves, na área central do município.

Orlando Júnior Gonçalves Felício, 11 anos, aluno da Escola foi um dos primeiros a participar da troca. “Todo mundo tem de estar junto nessa luta, porque uma cidade limpa evita os focos do mosquito”, declarou.

Já na Praça, a dona de casa Angelita Alves da Silva, compareceu com o filho de 7 anos, trazendo garrafas pet e pneu.” Estou achando essa ideia muito boa porque incentiva as pessoas a não deixar o lixo acumular nas casas, evitando a dengue além de eu poder levar material escolar para o meu filho”, frisou.

Balanço

No município foram recolhidas 12.180 garrafas pet, 6.585 latas e 910 pneus que foram trocados por 12.096 lápis, 6.000 borrachas e 880 cadernos, respectivamente. Foram distribuídos também 960 Manuais do Combatente, 800 Almanaques Edi&Gita, 150 cartazes e 500 adesivos para carro.

Todo o lixo recolhido pelo Dengue Móvel foi encaminhado para ecopontos em Governador Valadares. No caso dos pneus, foram para o Galpão da Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais e as Garrafas Pet, latas e vasilhas plásticas para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva.