Governador | Saúde

19h25min - 12 de Abril de 2013 Atualizado em 20h34min - 30 de Junho de 2013

Município de Muriaé passa a contar com UTI Neonatal

São seis leitos de UTI Neonatal e quatro leitos pediátricos, em que foram investidos pelo Governo de Minas R$ 1,33 milhão

O município de Muriaé, na Zona da Mata mineira, passa a contar com a primeira UTI neonatal, que funcionará através do Sistema Único de Saúde (SUS). São seis leitos de UTI Neonatal e quatro leitos pediátricos, em que foram investidos pelo Governo de Minas R$ 1,33 milhão, sendo R$ 1,2 milhão para aquisição de equipamentos e o restante para a realização de obras.

A expectativa é de que a UTI – entregue nesta sexta-feira (12) – atenda e beneficie 150 municípios de região. Foram assinados ainda convênios entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Hospital São Paulo para o repasse imediato de R$ 2 milhões. A verba será utilizada para a aquisição de móveis hospitalares e para a construção de mais um pavimento destinado a internação.

“O governo Antonio Anastasia não mede esforços no sentido de buscar melhorar aquilo que é mais importante para a vida das pessoas, que é a saúde. Para isso, temos vários programas como o ProHosp, que credencia hospitais, formando uma rede no sentido de hierarquizar as atividades da saúde pública. Estamos inaugurando essa importante obra que é a UTI neonatal e também assumindo compromissos de mais uma obra para crescer essa unidade hospitalar tão importante para Muriaé e região”, afirmou o vice-governador Alberto Pinto Coelho.

Alberto Pinto Coelho destacou o lançamento, na tarde de quinta-feira pelo governador Antonio Anastasia, do ProMunicípio, com recursos da ordem de R$ 2,1 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão destinado à saúde pública de Minas Gerais.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge, assinalou que a saúde tem que acompanhar o desafio dos desenvolvimentos regionais e municipais, buscando sempre parcerias que rendam bons frutos. O secretário anunciou o aumento do repasse do ProHosp de R$ 500 mil, em 2012, para R$ 1, 5 milhão, em 2013.

“O nosso grande desafio em 2013 é aprimorar o serviço de urgência e emergência em nosso estado e a cidade de Muriaé tem grande importância para o desenvolvimento. “Ficarão alocadas em Muriaé duas unidades do Samu, sendo uma UTI móvel. Também estamos autorizando o Hospital São Paulo a fazer um projeto para que seja feita uma nova hemodiálise. Ainda este ano vamos fazer uma grande reforma no Pronto Socorro do hospital. Essas obras fazem parte de uma decisão do governador Antonio Anastasia de investir na rede de urgência e emergência. Estamos vivendo em Mina Gerais um momento de revolução da saúde”, destacou o secretário.

O provedor da Casa de Caridade de Muriaé – Hospital São Paulo, Messias Soares Vardiero, assinalou que com a inauguração da UTI neonatal um grande sonho da região foi realizado.

“O Hospital São Paulo tem crescido e desenvolvido acima de muitos outros, com atendimento em vários serviços de assistência à saúde da região com uma população de mais de 1 milhão de habitantes. A nossa resolutividade é de 99% dos casos, transferindo apenas 1% dos pacientes para os grandes centros devido àausência da UTI neonatal. Agora,a nossa realidade mudou e temos que agradecer o apoio do Governo de Minas”, concluiu.