17h22min - 12 de Março de 2012 Atualizado em 11h10min - 30 de Junho de 2013

Município de Nova Serrana recebe Força Tarefa de Combate à dengue

Até 16 de março, as ações continuam com a participação de 50 homens da força tarefa e mais 40 agentes de endemias da cidade

No dia 6 março, a Força Tarefa de Combate à dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES) chegou em nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, para reforçar as ações de controle e mobilização social contra o mosquito Aedes Aegypti. Até 16 de março, as ações continuam com a participação de 50 homens da força tarefa e mais 40 agentes de endemias do município.

Nos dias 9, 10 e 11 de março, o Dengue Móvel esteve na Praça Romeu Duarte, na Feira do Jardim do Lago e no bairro Planalto para trocar materiais inservíveis e possíveis criadouros do Aedes Aegypti por material escolar. Duzentos e trinta e três pneus, 4694 latas e 7419 garrafas pet foram recolhidos e trocados por cadernos, borrachas e lápis.

No sábado (10), na Feira do Jardim do Lago, também foi realizada a ação Minha Cidade sem Dengue, com um espaço para a população visualizar os municípios críticos e prioritários para o trabalho da dengue. Além disso, foram distribuídos materiais informativos.

Quem passou pelo evento participou da oficina infantil de colorir e de massinha do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), aferiu a pressão e a glicose com os profissionais de saúde da Atenção Primária. A banda do 7º Batalhão da Polícia Militar de Bom Despacho animou as pessoas que passavam pela feira.

Maria Rita, mãe de Bárbara e Débora, disse que muitas pessoas só se conscientizam quando adoecem. “Eu peguei dengue três vezes em intervalos grandes. Agora, nem planta em casa eu tenho mais. As pessoas que se conscientizaram e que eu conheço foram aquelas que já tiveram dengue. Acabam aprendendo pela forma mais difícil”, explicou a mãe das meninas.

“Os trabalhos de mobilização, assim como as ações de controle, vêm sendo desenvolvidos pelo município desde a implantação do Programa Nacional de Controle da Dengue, mas esta parceria com o Governo de Minas traz um reforço importante. Agora precisamos focar nas empresas para que elas sejam nossas parceiras também”, comentou a referência em Mobilização Social de Nova Serrana, Katiuscia Oliveira.

Em Nova Serrana, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LirAa) foi de 2,2%, abaixo do de janeiro, que deu 4,4%, mas ainda acima do preconizado pelo Ministéro da Saúde, que é abaixo de 1%. “Está sendo ótimo o trabalho desenvolvido pela Força Tarefa junto com agentes de endemias do município. As visitas foram intensificadas e estamos retirando os possíveis criadouros”, finalizou o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de nova Serrana, Jurandir Eustáquio.

Foram parceiros nesta ação de combate à dengue, a Polícia Militar, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Secretaria Municipal  de Cultura, o Cras, a Secretaria Municipal de Educação e a de Meio Ambiente.