16h35min - 26 de Julho de 2013 Atualizado em 16h37min

Municípios do Vale do Mucuri se unem em busca de soluções para a destinação final do lixo

Encontro em Teófilo Otoni deu início às atividades do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, que é formado por cinco cidades da região

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), participou na tarde desta sexta-feira (26), em Teófilo Otoni, da reunião que marcou o início das atividades do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Urbanos do Vale do Mucuri, com o registro do consorciamento, por meio da emissão do CNPJ. A iniciativa vai beneficiar uma população de 185 mil habitantes da região e vai destinar corretamente as 37 mil toneladas de lixos produzidos por ano na região.

O consórcio, que foi formatado com o apoio da Sedru, é constituído pelos municípios de Teófilo Otoni, Frei Gaspar, Poté, Itambacuri e Ouro Verde e visa encontrar em conjunto soluções para resolver os problemas relacionados à destinação final do lixo. Além disso, o grupo representa uma alternativa mais econômica para as prefeituras, que vão poder dividir os gastos de construção e operacionalização dos empreendimentos necessários para extinguir os lixões na região.

Para o secretário da Sedru, Bilac Pinto, o Vale do Mucuri, com esta iniciativa, dá um grande passo para acabar com os lixões na região. “O início deste consórcio marca uma nova etapa de conscientização ambiental de toda a região, uma vez que incentiva a união dos municípios para resolver um grave problema para o meio ambiente, que é a destinação inadequada de resíduo, ação muito comum em muitas cidades mineiras” disse.

Investimento

Ainda durante o encontro em Teófilo Otoni, Bilac Pinto anunciou o investimento de R$ 560 mil para a realização de projetos de engenharia em empreendimentos como Aterro Sanitário, Aterro de Construção, Usina de Triagem e Compostagem. O recurso foi captado junto ao Governo Federal pela Sedru e já está à disposição do consórcio, que pretende construir um Aterro Sanitário no município de Teófilo Otoni.