Minas por Região
Cultura

21h00min - 20 de Maio de 2010 Atualizado em 12h15min - 30 de Junho de 2013

Municípios mineiros recebem kits para bibliotecas públicas

BELO HORIZONTE (20/05/10) - Livros, enciclopédias, computadores, impressoras, televisor e aparelhos de som e de DVD são alguns itens que foram doados nesta quinta-feira (20), para bibliotecas públicas de 17 municípios mineiros. A ação da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas, faz parte do programa Construindo uma Minas Leitora. A solenidade de transferência contou com a participação do secretário de Estado de Cultura, Washington Mello, da superintendente de Bibliotecas Públicas, Áurea Piacesi e de prefeitos e representantes de municípios contemplados.

“Com esta transferência de livros, equipamentos eletrônicos e de informática, a Secretaria de Estado de Cultura completa o atendimento aos municípios mineiros, permitindo que toda cidade tenha pelo menos uma biblioteca pública”, disse o secretário.  Os kits - com os livros, enciclopédias e equipamentos eletrônicos e de informática - vão permitir que 12 cidades passem a contar com uma biblioteca municipal, fora de prédio escolar. As outras cinco cidades poderão, através do kit recebido, modernizar suas bibliotecas públicas já existentes.

Áurea Piacesi destacou a importância do comprometimento dos municípios com a iniciativa. “Parabenizo aos prefeitos que se sensibilizaram e presenteiam seus municípios, talvez com o mais importante e acessível equipamento cultural, justamente o que pode desencadear uma transformação mais imediata na qualidade de vida dos seus cidadãos, através do acesso ao livro, à informação, à leitura literária, que abre portas para a inclusão aos demais bens culturais”, disse. Roberto Antunes de Paiva, prefeito de Mercês, muito emocionado, agradeceu o recebimento do kit. “Não tínhamos bibliotecas e agora vamos ter a possibilidade de instalar uma na cidade.”

Os municípios, que implantarão bibliotecas com acervo de livros e equipamentos de informática e eletrônicos recebidos são Albertina, Bom Jardim de Minas, Chiador, Fortaleza de Minas, Fortuna de Minas, Materlândia, Mercês, Munhoz, Oratórios, São Francisco de Sales, Serra da Saudade e Silveirânia. Já as cidades de Coronel Pacheco, Liberdade, Nepomuceno, Berizal e Santo Antônio do Aventureiro poderão, através do kit doado, revitalizar suas bibliotecas públicas.

Construindo uma Minas Leitora

O projeto, criado em 2005, tem como objetivo democratizar o acesso à leitura no Estado, através de bibliotecas públicas municipais e, para isso, contempla quatro linhas de atuação: dotar cada município de Minas Gerais de, pelo menos, uma biblioteca pública; modernizar acervos e melhorar a infraestrutura tecnológica das bibliotecas; dar cursos de capacitação, para que as bibliotecas possam ser dirigidas por gestores eficientes, que sejam também mediadores da leitura; formar uma rede de bibliotecas-polo representativa de todas as regiões de Minas, de modo a facilitar a articulação das unidades do sistema, descentralizar e multiplicar a eficácia da ação do Estado.

Desde o lançamento do programa, foram criadas em Minas 249 bibliotecas públicas municipais no Estado, algumas delas em parceria com a iniciativa privada ou com o governo federal. Outras 104 bibliotecas foram modernizadas. Somente por meio da doação de livros gerada pelo programa Construindo uma Minas Leitora, os municípios já receberam cerca de 146 mil livros.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato