19h14min - 28 de Março de 2011 Atualizado em 21h22min - 29 de Junho de 2013

Museu Guimarães Rosa celebra 37 anos no dia 30 de março

CORDISBURGO (28/03/2011) - Criado em 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa completa 37 anos no próximo dia 30 de março. Vinculada à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG), a instituição nasceu entre dois fatos distintos, fundamentais para sua inauguração: o primeiro foi o inesperado falecimento do poeta, em 19 de novembro de 1967, três dias após tomar posse na Academia Brasileira de Letras. Intelectuais e amigos se uniram para homenageá-lo e também para preservar a casa onde nascera e passara a infância no interior mineiro. O segundo fato trata-se da criação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em 30 de setembro de 1971, que materializava o sonho de preservar o patrimônio do Estado.

Concebido como centro de referência da vida e obra de Guimarães e como núcleo de informações, estudos, pesquisa e lazer, o museu prioriza, em seus trabalhos, a comunidade de Cordisburgo e cidades vizinhas, desenvolvendo, ao longo de todo ano, uma série de ações educativas.

Oficinas

Para celebrar o aniversário do museu foram preparadas duas oficinas que acontecem no dia 30 de março.

Na oficina, “Trajetórias de Guimarães Rosa”, um painel cronológico a partir de leituras de documentos das trajetórias de autor será construído por alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Mestre Candinho, em Cordisburgo. O encontro será na própria escola, das 8h às 11h.

A outra oficina será feita com o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que participa de uma série de atividades para capacitação de jovens que farão atendimento ao público visitante. Fundado em 1995, o grupo tem o propósito de divulgar a obra do escritor e, ao mesmo tempo, enriquecer a visita ao museu com narrações de trechos da obra do escritor. O léxico de Guimarães Rosa será o tema do trabalho, que acontece  das 14h às 17h, na Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa. O objetivo é trabalhar o vocabulário utilizado pelo escritor em suas obras, o que contribuirá para o entendimento de sua linguagem, além de auxiliar os interessados na compreensão do diferencial do escritor para a Literatura Brasileira.

Visitas

O Museu Casa Guimarães Rosa fica aberto, de terça a domingo, das 9h às 17h. O valor do ingresso é de R$ 2,00. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (31) 3715-1425. Alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) são isentas de pagamento da taxa de visitação. Também é possível conhecer o Museu pela internet através do endereço www.eravirtual.org.

Pelo portal o internauta pode conhecer virtualmente outros museus mineiros e brasileiros. De Minas Gerais, já podem ser visitados o Museu do Oratório e o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, e a Casa Fiat de Cultura e o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. Em breve, estarão disponíveis visitas ao Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte.