19h58min - 05 de Maio de 2011 Atualizado em 01h57min - 01 de Julho de 2013

Música erudita e sucessos da MPB embalam o dia na Cidade Administrativa

BELO HORIZONTE (05/05/11) - Um repertório que passeou pelo clássico e por ícones da Música Popular Brasileira marcou o quarto dia de atividades do Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa. Houve apresentações dos corais Lírico de Minas Gerais, do Palácio das Artes, e do Vozes da Cela, do presídio de São Lourenço, no Sul de Minas.

Um coro de 62 vozes, regido pelo maestro Mário Miranda Pontes, invadiu as áreas centrais do 5º, 3º e 1º andares do prédio Gerais em uma avant-premiére do espetáculo “Primeiro Corus da Ópera Nabucco”, de Verdi, que será mostrado ao público, em junho, no Palácio das Artes.

Acostumado a palcos de grandes teatros e plateias antenadas com a música erudita, o maestro classificou como “desafiadora, estimulante e inusitada” a apresentação para o funcionalismo da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves nos corredores de entrada dos andares. Mário Miranda adiantou que quer repetir a experiência de levar “música onde o povo está”.

Para a funcionária da Prodemge, Heloísa Tepedino, “a apresentação do coral foi uma pausa de emoção no trabalho. Impossível ficar insensível à beleza das vozes e à qualidade do repertório. Experiências como essa devem ser repetidas”, reivindica.

Também funcionária da Prodemge, Mariângela Figueiredo aproveitou o horário de almoço e acompanhou a apresentação nos três andares. “É fantástico ouvir música erudita em um ambiente de modernidade como este”, comparou.

Fora das Celas

Em processo de ressocialização, detentos do presídio de São Lourenço fecharam a tarde musical com a apresentação do coral Vozes da Cela, no térreo do prédio Gerais. O repertório, que empolgou a plateia, contou com músicas de Beto Guedes, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Geraldo Vandré e Ari Barroso.

O maestro José Henrique Martins conta que o Vozes da Cela já realizou cerca de 200 apresentações em diversas cidades do Estado. “Nosso repertório inclui, ainda, música clássica além dos compositores nacionais”. E música clássica foi mostrada por eles, na Cidade Administrativa, com VaPensero, de Verdi.

Empolgada com as músicas, a funcionária da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Heloísa Cavalcante Cascarelli, lamentou o término de seu horário de almoço. “Queria ficar mais e ouvir até o fim”.

A funcionária da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Joana Bomfim Friche, elogiou a iniciativa. Em sua opinião, “estes eventos aproximam os colegas de trabalho, além de alegrar o ambiente”.

Acesse o Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa no http://portalca.