Minas por Região
Cultura

18h35min - 04 de Janeiro de 2010 Atualizado em 22h16min - 25 de Junho de 2013

Música Minas beneficiou 62 projetos no ano de 2009

BELO HORIZONTE (04/01/10) - Desde os tempos em que os bailes eram contratados na rua, conjuntos musicais eram formados e desfeitos no Ponto dos Músicos, em plena calçada da avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, não se via a classe musical de Minas Gerais falando em uníssono tão afinado quanto agora. Uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com o Fórum da Música de Minas Gerais - que congrega cinco entidades representativas do segmento musical, cantores, instrumentistas e produtores de música do Estado - resultou em um inédito mecanismo de fomento à música mineira: o Música Minas - Programa de Estímulo à Música. A iniciativa, lançada oficialmente em março de 2009, já rendeu excelentes frutos beneficiando 62 projetos de artistas e grupos mineiros.

Destinado a compositores, intérpretes e instrumentistas, de diversos gêneros e tendências musicais, o programa teve inscrições ao longo de 2009 com recursos orçamentários de aproximadamente R$ 1,55 milhão. O objetivo da iniciativa é criar mecanismos e ações sustentáveis para que a música produzida em Minas Gerais encontre um lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional para mostrar sua diversificada e rica produção, escoando seus produtos e formando público para seus artistas.

O programa se constitui de dois editais: o de Circulação Nacional de Artistas Mineiros, que recebeu 308 inscrições, no primeiro edital, sendo selecionados 25 artistas/grupos para a realização de 75 shows. E o edital de Passagens para Deslocamentos Nacionais e Internacionais, que selecionou 37 propostas de maio a outubro de 2009, beneficiando cerca de 170 músicos e produtores.

Em terras brasileiras

Já foram realizados 57 dos 75 shows previstos pelo edital de Circulação Nacional de Artistas Mineiros. Os 18 restantes serão realizados até março de 2010, bem como 25 workshops pelo interior mineiro para aprimorar a formação dos artistas e produtores em tais cidades, visando à ampliação dos benefícios do programa.

Vários artistas beneficiados se apresentaram em grandes eventos como Calango (Cuiabá), MIMO (Recife) / Vaca Amarela (Goiânia), 10 anos do JAM NO MAM (Salvador) e Música de Todos os Ouvidos (Salvador). Além disso, foram fechadas noites mineiras em locais disputadíssimos como o Auditório Ibirapuera e o Sesc Pompéia, em São Paulo; o Santander Cultural, em Porto Alegre; o Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza e o Festival Música Minas em várias casas no Rio de Janeiro ligadas ao Grupo Matriz.

E em terras estrangeiras

As 37 propostas selecionadas pelo edital Passagens para Deslocamentos Nacionais e Internacionais geraram aproximadamente 170 passagens aéreas nacionais e internacionais. Entre os contemplados estão 1 orquestra, 1 técnico (com finalidade de estudo), 3 produtores (para participação em feiras/congressos), 1 músico (com finalidades de estudo) e vários grupos musicais e artistas solo para realização de espetáculos, alguns com turnês com mais de 20 apresentações.

Os principais destinos que receberam artistas da música mineira foram Portimão (Portugal), Paris (França), Nova York (EUA), Ostrava (República Checa), Frankfurt (Alemanha), Wellington (Nova Zelândia), Guanajuato (México), Copenhagen (Dinamarca), Buenos Aires (Argentina), Porto Velho (Rondônia), Belém (Pará) e Rio Branco (Acre).

Tipo exportação

Para as ações de exportação da música mineira foram produzidos e distribuídos, para agentes da cadeia produtiva da música nacional e internacional, 600 catálogos contendo informações trilíngue (português, inglês e espanhol) dos 107 artistas que entraram na Coletânea Brasileiríssima da Rádio Inconfidência. No Catálogo, há ainda um anexo em japonês.

Foi produzida também o documentário Música Presente, que mostra um recorte da cena musical de Minas, amplificando a sua compreensão, sobretudo no mercado internacional. Além disso, em seu primeiro ano de existência, o Música Minas foi divulgado em três feiras internacionais (Bafim, na Argentina; Mercado Cultural de Bogotá, na Colômbia e Womex, na Dinamarca) e três nacionais (Feira da Música, em Fortaleza; Porto Musical e Música Brasil, em Recife), onde foram distribuídos catálogos com produções de 107 músicos mineiros.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato