Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

16h32min - 19 de Setembro de 2012 Atualizado em 20h25min - 30 de Junho de 2013

Mutirão da Cidadania leva dignidade aos cidadãos no Norte do Estado

Vales do Mucuri e Jequitinhonha também são atendidos; iniciativa ajuda na emissão de documentos e já passou por 22 cidades mineiras este ano

Das várias ações realizadas pelo Governo de Minas para garantir o exercício básico da cidadania dos mineiros destaca-se o Mutirão da Cidadania, que já foi realizado em 22 municípios este ano. O Mutirão atende cidadãos expostos a situações de vulnerabilidade social possibilitando a emissão de documentos, como carteira de identidade, carteira de trabalho e certidões de nascimento, casamento e óbito.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em parceria com a Polícia Civil e o Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil). Nas três primeiras etapas do Mutirão da Cidadania, executadas em 2012, 22 municípios já foram beneficiados, no total de 7.933 atendimentos. Outros 25 municípios vão receber a ação ainda neste ano.

O Mutirão da Cidadania faz parte da execução do eixo “Renda”, do Programa Travessia, uma iniciativa de educação social e profissional do Governo de Minas. O Travessia beneficia os municípios do norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Para o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, o Mutirão serve para que os trabalhadores menos favorecidos possam obter sua documentação básica em um só local. “Esta iniciativa é de grande ajuda ao resgate da cidadania. São pessoas que muitas vezes não tinham nem mesmo a sua certidão de nascimento, sua identidade. Eram totalmente excluídas da sociedade. Sem dúvidas é uma das mais importantes ações do Estado, que é leva dignidade aos mais carentes”, afirma Rabelo.

Municípios atendidos este ano

Em junho, o Mutirão realizou a sua primeira etapa nos municípios de Montezuma, Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Catuti, Gameleiras e Mato Verde. O número total de atendimentos nos municípios chegou a 2.888.

Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita, Riacho dos Machados, Porteirinha, Janaúba e Grão Mogol integraram a segunda etapa do Mutirão realizado em julho, com 2.500 atendimentos.

Em agosto, 2.482 atendimentos foram realizados em sua terceira etapa nos municípios de Vargem Grande do Rio Pardo, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Comercinho, Divisópolis, Mata Verde e Cachoeira do Pajeú.

Nesta quarta-feira (19), o Mutirão entra em sua quarta etapa nas cidades de Jordânia, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Rubim, Rio do Prado, Felisburgo e Machacalis. Os moradores terão acesso a serviços gratuitos, como a confecção de carteira de trabalho, carteira de identidade (para pessoas acima de 16 anos), segunda via de certidões de nascimento, matrimônio, óbito e a emissão de certidões de casamento para casais que vivem em regime de união estável.

Serviço Mutirão da Cidadania

Local: Jordânia

Data: 19 de setembro – quarta-feira

Endereços: Sine Móvel: Secretaria de Assist Social, Polícia Civil e Recivil: CRAS

Horário: das 8h às 16h

 

Local: Salto da Divisa

Data: 20 de setembro – quinta-feira

Endereços: Sine Móvel: Secretaria de Assist Social, Polícia Civil e Recivil: Secretaria de Assistência Social

Horário: das 8h às 16h

 

Local: Santa Maria do Salto

Data: 21 de setembro – sexta-feira

Endereços: Sine Móvel, Polícia Civil e Recivil: Câmara Municipal – Praça Aurelina, 208

Horário: das 8h às 16h

 

Local: Rubim

Data: 22 de setembro – sábado

Endereços: Recivil e Polícia Civil: Ponte de Cultura (Antigo União Tênis Clube) - Rua São Geraldo, 91, Sine Móvel - Rua São Geraldo, 348

Horário: das 8h às 16h

 

Local: Rio do Prado

Data: 24 de setembro – segunda-feira

Endereços: Recivil e Sine: Praça Antônio Martins, Polícia Civil: CRAS

Horário: das 8h às 16h

 

Local: Felisburgo

Data: 25 de setembro – terça-feira

Endereços: Sine Móvel, Polícia Civil: Anfiteatro Jucélio Moreira Costa, Recivil: Sala da Prefeitura (ao lado do Anfiteatro Jucélio Moreira Costa)

Horário: das 8h às 16h

 

Local: Machacalis

Data: 26 de setembro – quarta-feira

Endereços: Recivil e Polícia Civil: CRAS - Rua Salvador, 172 – Perto da Loteria, Sine Móvel: Secretaria de Cultura - Rua Presid. Dutra, 63 – Centro

Horário: das 8h às 16h

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato