Economia / Desenvolvimento

09h28min - 25 de Maio de 2013 Atualizado em 05h10min - 01 de Julho de 2013

No Dia Nacional da Indústria, setor contabiliza avanços em Minas Gerais

Atividades industriais do Estado se destacam no país; secretária Dorothea Werneck atribui resultados às políticas adotadas pelo Governo

No Dia Nacional da Indústria, celebrado neste sábado (25), o segmento industrial mineiro tem diversos motivos para comemorar. As atividades do setor em Minas se destacam dentre os demais estados do país e crescem a cada mês. Este ano, o resultado positivo de Minas Gerais neste setor foi um dos destaques da Pesquisa Mensal de Produção Industrial, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio.

A produção industrial do estado avançou 4,4% em março deste ano em comparação com o mês anterior, enquanto a média nacional de crescimento foi de apenas 0,7%. Das 14 regiões pesquisadas, o desempenho de Minas Gerais só não foi superior ao do estado do Paraná, que registrou evolução de 5,4%. No acumulado dos últimos 12 meses – março de 2012 a março de 2013 – a indústria brasileira teve queda de 2% e a mineira, alta de 1,4%.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, atribui os bons resultados às políticas públicas adotadas pelo Governo de Minas. “O grande desafio de Minas Gerais é manter o crescimento econômico superior ao do país. Neste sentido, além das ações desenvolvidas pelo Governo de Minas, as nossas parcerias, com os setores públicos e privados, são fundamentais para garantir o fluxo de investimentos para o Estado”, destacou.

Também nesta semana, foi divulgado o relatório de indicadores da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). De acordo com o levantamento, o faturamento real das indústrias no estado cresceu 23,1% em março deste ano, em relação ao mês anterior. “É um resultado muito positivo, que demonstra que Minas vem conseguindo registrar recuperação importante na produção industrial, principalmente se compararmos com o baixo crescimento médio da indústria brasileira no período”, completou a secretária, que cumpre agenda oficial em Londres, neste sábado (25), com o governador Antonio Anastasia.

“Os setores extrativo mineral (15,11%) e veículos automotores (15,07%) foram os que mais contribuíram para o crescimento. As horas trabalhadas na produção expandiram 8,58% em março frente ao mês anterior. De janeiro a março de 2013, perante igual período de 2012, o indicador foi 3,83% maior, com destaque para os setores de bebidas (34,47%), veículos automotores (18,02%) e de couro e calçados (15,92%)”, analisa o presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da Fiemg, Lincoln Fernandes.

Ao comparar o desempenho registrado no primeiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano anterior, o avanço foi de 2,55%. Os principais setores responsáveis pela performance positiva foram o setor automobilístico e o extrativismo mineral, que apresentaram incremento no faturamento de 15,07% e 15,11%, respectivamente, no primeiro trimestre. A indústria de máquina e equipamentos (12,86%), farmacêutica (26,74%) e de celulose (13,87%) também contribuíram para o desempenho favorável.

Exportações

A indústria mineira também se destaca no mercado externo. No ano passado, 13,8% das exportações brasileiras foram realizadas por Minas Gerais e o estado manteve a segunda posição no ranking dos maiores exportadores brasileiros. Do total de exportações, segundo a Central Exportaminas, os setores industrializados foram responsáveis por US$ 14,13 bilhões, do total de US$ 33,43 bilhões que o estado exportou. Do total de exportações, que atingiram US$ 33,4 bilhões no ano passado, os setores industrializados foram responsáveis por US$ 14,13 bilhões.

E o crescimento não é observado apenas nos setores ligados a commodities: no ano passado, o setor de produtos farmacêuticos foi o que mais cresceu em valor nas exportações do estado, e o setor de combustíveis, o que mais cresceu em porcentagem. A indústria de alta tecnologia mineira, como um todo, exportou 83,5% mais do que em 2011.

Para estimular este crescimento, o Governo de Minas tem sólidos programas de atração e diversificação da economia, bem como de apoio à indústria instalada no estado. Este ano, o Estado dispõe de R$ 600 milhões em fundos estaduais para aplicar em estímulos à atividade industrial.

A qualificação dos trabalhadores para atuar na indústria também é um dos focos de estímulo à atividade. Por meio de recursos da Fapemig, o Governo do Estado publica, frequentemente, editais para o desenvolvimento de bases de produção e para a formação e especialização de mão de obra de nível superior.

O Programa de Educação Profissional (PEP), da Secretaria de Estado de Educação, é outro exemplo de iniciativa no sentido de preparar a população para atuar nos diversos setores econômicos. Desde sua criação, em 2007, o programa já ofertou 89 cursos em 132 municípios, qualificando mais de 140 mil alunos.

Outro aspecto que contribui para a atividade industrial no estado são as políticas de simplificação e desburocratização do Governo. Um exemplo é o Projeto Descomplicar, criado com o objetivo de simplificar e agilizar as relações do Estado com as empresas e os cidadãos.