18h13min - 24 de Outubro de 2012 Atualizado em 14h14min - 01 de Julho de 2013

Nova Serrana recebe reforço no combate à dengue

Após o lançamento da nova campanha do Governo de Minas contra a doença, equipe da Força Tarefa chega à cidade do Centro-Oeste de Minas

Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, recebeu, nesta terça-feira (23), após o lançamento das novas ações do programa de combate à dengue no estado, a equipe da Força Tarefa, composta por 90 homens. A equipe fica na cidade até a próxima sexta-feira (26).

A campanha 2012/2013 do Governo de Minas que tem como tema “A dengue tem acabar. É hora de todo mundo agir” busca uma ação coletiva que envolva toda a comunidade no enfrentamento à doença. A campanha tem como base três eixos: vigilância epidemiológica, assistência e mobilização social, que continua contar com o Dengômetro e o Denguemóvel.

Crianças, pais, comerciantes, empresários são convidados a cuidar do seu próprio espaço e a se tornarem vigilantes do bairro e da cidade. Ao todo, 4 mil litros óleo de soja foram trocados por materiais que podem acumular água.

Uma das pessoas que participou da troca foi o vidraceiro, Osmar Altino dos Santos. Só ele levou 400 latinhas para trocar por óleo. Como incentivo para manter a sua casa e o bairro limpos e sem focos do mosquito da dengue, Santos levou para casa 40 litros de óleo que pretende consumir “durante um ano”.

Dengue tem que acabar

A Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho, destacou que, desde que o Programa Estadual de Controle da Dengue foi criado, no dia 17 de novembro de 2010, Minas apresentou uma redução no número de casos da doença.

“Minas Gerais teve uma considerável redução de 85%de casos de dengue notificados. Ainda assim, esta campanha é de suma importância, pois entendemos que a dengue é um inimigo silencioso que espera o momento oportuno, no período chuvoso, para atacar”, pontua a superintendente.

Até o dia 24 de outubro, foram notificados 1.726 casos de dengue nos 55 municípios da Macrorregião Oeste. Destes,439 foram por dengue clássico. No município de Nova Serrana, as notificações chegam a 811 casos. A Macrorregião não registrou óbitos neste ano.

Eeste ano, cinco municípios da região receberam a Força Tarefa de combate a dengue. São eles: Bom Despacho, Nova Serrana, Araújos, Perdigão e Itaúna.