19h30min - 28 de Abril de 2010 Atualizado em 20h10min - 27 de Junho de 2013

Novela da Globo é filmada em BH com apoio da Secretaria de Estado de Cultura

BELO HORIZONTE (28/04/10) - Nesta quarta-feira (28), a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, mais uma vez, foi cenário de televisão. A regravação da novela da Globo, Ti Ti Ti, dirigida por Jorge Fernando, chamou atenção de centenas de pessoas que passavam pelo local. As gravações de Ti Ti Ti foram intermediadas pela Minas Film Commission, instrumento da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais que viabiliza produções televisivas e cinematográficas em Minas. Belo Horizonte se destaca nos quatro primeiros capítulos da trama, que depois se transfere para São Paulo.

A novela, que será a próxima no horário das sete, está agendada para estrear no segundo semestre de 2010. A protagonista é uma atriz mineira, Ísis Valverde, que vive Marcela - personagem inspirada no papel de Elizabeth Savalla em “Plumas e Paetês”, novela dos anos 80. A cena, gravada no coreto, mostra um concurso de cabeleireiros, onde trabalha Julinho (André Arteche), que vive par homossexual com Oscar (Gustavo Leão).

A Minas Film Commission também está apoiando as filmagens de Heleno - O homem que chutava com a cabeça, longa que terá no papel principal Rodrigo Santoro vivendo o primeiro “craque problema” do futebol brasileiro, que nasceu e morreu em Minas.

Minas Film Commission

Grandes trabalhos contam com apoio da Minas Film Commission, como os longas-metragens: Contador de Histórias, de Luiz Vilaça, estrelado pela atriz portuguesa Maria de Medeiros; Matraga, do diretor Vinícius Coimbra, adaptação da obra de Guimarães Rosa, inteiramente filmado em Minas Gerais e que conta com elenco estelar, como José Wilker, João Miguel, Chico Anísio e Fernanda Montenegro; e a coprodução Alemanha-Brasil, em princípio intitulada Bach in Brasil, do diretor Ansgar Ahlers e cuja parte brasileira é produzida pela Conspiração Filmes e será rodada inteiramente em Ouro Preto e arredores, no início de 2011.

A Minas Film Commission se envolve em grandes produções desde a pré-produção, quando se inicia a procura por elenco, locações e as parcerias com os setores privados e as prefeituras locais são firmadas. A instituição tem participação essencial na negociação por locações, na intermediação do diálogo dos produtores com as empresas públicas e privadas, para, por exemplo, facilitar serviços como de eletricidade, apoio na organização do trânsito e fechamento de ruas e praças, segurança, etc.