16h06min - 19 de Novembro de 2011 Atualizado em 23h09min - 30 de Junho de 2013

Novo Centro Comunitário terá oportunidades de capacitação para moradores do Serra Verde

BELO HORIZONTE (19/11/11) - Um sonho realizado. Esse é o sentimento da presidente do Centro Comunitário do bairro Serra Verde, D. Inês Maria Assis de Carvalho, ao ver o espaço inaugurado neste sábado (19), com a presença de dirigentes governamentais e municipais, além de inúmeros moradores da região. O Serra Verde está localizado no vetor Norte da capital, no entorno da Cidade Administrativa.

“A comunidade está maravilhada ao ver a concretização de um desejo antigo. Há 13 anos lutamos por isso e temos vários projetos para implementar aqui, como cursos profissionalizantes, alfabetização de adultos, sopão, aulas de canto e música e também reforço escolar”, vibrou.

A construção do espaço foi viabilizada pelo Governo de Minas, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Desde o início da implantação da Cidade Administrativa, os moradores se organizaram em comissões, para reivindicar melhorias para a região. No lugar do Centro Comunitário, antes havia uma pequena sala, que atendia a comunidade de forma precária. A partir de agora, a população vislumbra novas oportunidades de capacitação e aprendizado.

“Nós acreditamos numa gestão compartilhada, onde Governo, Prefeitura e nossa comunidade possam trabalhar em conjunto para que os benefícios oferecidos ao cidadão aconteçam de forma mais rápida”, observou Luiz Carlos da Silva, que integra uma rede de associações comunitárias do bairro Serra Verde.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, que representou o governador Antonio Anastasia no evento,  ressaltou a importância do espaço para a efetivação de projetos em benefício dos moradores. “O Governo não tem medido esforços para cumprir todos os compromissos com a comunidade do entorno da Cidade Administrativa. Nós acompanhamos isso aqui desde o início e sua inauguração representa um ganho enorme para a comunidade. Esse espaço abre uma oportunidade muito grande, principalmente para os jovens da região. Temos diversos programas do Governo que podem ser implementados aqui”, disse.

Parceria

Para o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, a viabilização do espaço será fundamental na efetivação de obras e projetos sociais. Ele elogiou o trabalho de parceria com o Governo não só em benefício da comunidade local, mas para toda a população da capital.

“O Governo está atendendo às reivindicações da comunidade, investindo na melhoria de ruas, praças e conjuntos habitacionais. E esse espaço é de grande importância, pois irá ajudar na implementação de políticas sociais na região. A gente agradece muito ao Governo por esse trabalho conjunto. É uma parceria que vem dando certo e que se aprofundou na nossa gestão. Temos intervenções muito importantes em andamento na cidade, como as obras de mobilidade para a Copa”, afirmou.

O Centro Comunitário está instalado numa casa de dois andares, na rua João Batista Fernandes, 85, no bairro Serra Verde. O Governo investiu R$ 760.827,89 na obra, que foi iniciada em 1º de setembro de 2010 e entregue à comunidade em 4 de agosto de 2011.

De acordo com D. Inês Maria, os moradores poderão usufruir das atividades no Centro Comunitário ainda em 2011. “Até dezembro teremos o início dos cursos de música e de trabalhos manuais. As reuniões dos Alcoólicos Anônimos já estão acontecendo aqui. E numa segunda etapa, queremos implantar a horta comunitária, em benefício principalmente dos nossos idosos. O espaço poderá também ser usado para palestras, festas e até casamentos da comunidade”, disse a presidente do Centro.

Dentre as obras previstas na região da Cidade Administrativa, duas praças já foram revitalizadas no bairro Serra Verde e 17 escolas foram reformadas na região, além do recapeamento de vias. “Os investimentos do Governo no entorno já ultrapassam R$ 30 milhões. E em 2012 será instalado um Centro de Monitoramento da Qualidade do Ar aqui na região”, antecipou Adriano Magalhães.