Segurança / Defesa Social

19h09min - 07 de Julho de 2014 Atualizado em 19h08min

Novo Centro de Prevenção à Criminalidade é inaugurado na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Os programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos, coordenados pela Secretaria de Estado de Defesa Social, passam a atender a população de três bairros de Betim

As comunidades dos bairros Jardim das Alterosas – 2ª Seção e Industrial São Pedro, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passam a contar com os programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos, iniciativas para a diminuição da violência no Estado. As ações chegam à população por meio da inauguração do 46º Centro de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, na tarde desta segunda-feira (07/07).

Criado em 2003, o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo atende, por ano, uma média de 12.500 mil jovens, com 500 oficinas culturais, esportivas e artísticas. Nas áreas em que foi implantado, houve redução de até 50% dos índices de homicídios. Atualmente, o programa é desenvolvido em 33 centros de prevenção, incluindo a unidade recém-inaugurada em Betim.

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, entende que os centros de prevenção têm exercido uma função muito importante em relação à redução dos índices de criminalidade. “O município de Betim e outros da Grande BH têm reduzido em curto e médio prazo os níveis de homicídios, mantendo essa queda ao longo dos anos”, afirmou.

O Mediação de Conflitos, implementado em 2005, tem como objetivos a resolução pacífica de conflitos, o acesso a direitos e o fomento ao capital humano comunitário. O programa propicia atendimentos individuais e coletivos e a realização de projetos temáticos e institucionais, incluindo casos de direitos trabalhistas e da criança e do adolescente, relações familiares, aposentadoria, pensões e benefícios previdenciários, regularização de moradia, acesso aos serviços públicos essenciais e apoio à organização comunitária para formação de associações, grupos culturais e fóruns.

Para o coordenador de Prevenção à Criminalidade da Seds, Talles Andrade, o trabalho dos CPCs são de grande ajuda no combate ao crime. “Temos muitos desafios pela frente, mas estamos no caminho certo, executando um modelo inovador de segurança pública pautada na prevenção e no acesso a direitos e no exercício da cidadania”.

O Centro de Prevenção à Criminalidade no bairro Jardim das Alterosas – 2ª Seção é o quinto implementado no município de Betim. As outras quatro unidades estão instaladas nas regiões de Citrolândia, PTB, Jardim Teresópolis e centro.

Centros de Prevenção à Criminalidade

Os CPCs são equipamentos públicos onde são desenvolvidos os programas de prevenção à criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social. Além do Fica Vivo e do Mediação de Conflitos, abrigam ainda a Central de Penas Alternativas (Ceapa) e o Programa de Inclusão Social dos Egressos do Sistema Prisional (Presp).

A escolha dos programas é feita a partir da necessidade de cada comunidade. Em Belo Horizonte são 15 unidades. Também possuem CPCs os municípios de Santa Luzia, Contagem, Betim, Araguari, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Sabará, Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba.

Investimentos

A representante do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Daniela Marques, participou da inauguração e também visitou outro Centro de Prevenção a Criminalidade em Betim, no bairro Jardim Teresópolis, onde conversou com vários jovens participantes das oficinas do Fica Vivo. Na ocasião, ela elogiou o espaço e a proposta: “Parabenizamos o Governo e a Prefeitura por essa iniciativa”.

O Estado está negociando junto ao BID um empréstimo de 70 milhões de dólares para investimento em varias áreas da segurança pública, sendo um dos eixos a prevenção à criminalidade. A previsão é que o acordo seja assinado ainda este ano. O Governo de Minas deverá liberar, em contrapartida, sete milhões de dólares entre 2015 e 2018.