Segurança / Defesa Social

15h23min - 08 de Maio de 2013 Atualizado em 04h56min - 25 de Junho de 2013

Novo Centro Socioeducativo para adolescentes é inaugurado em Unaí

Com investimentos de R$ 12,7 milhões do Governo de Minas, local terá capacidade para abrigar 90 jovens do sexo masculino

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) inaugurou nesta quarta-feira (08) o primeiro Centro Socioeducativo da região Noroeste do Estado, na cidade de Unaí. O centro é voltado para a internação de adolescentes em conflito com a lei e terá capacidade para 90 jovens do sexo masculino.

O local possui 3.097 mil metros de área construída no Bairro Santa Clara, também conhecido como Mamoeiro. O investimento do Estado chega a R$ 12,7 milhões, oriundos de recursos estaduais e do financiamento da Seds junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES). O terreno onde foi construído o centro de internação foi doado pela Prefeitura de Unaí. As obras começaram em 2011.

O Centro Socioeducativo contará com 40 alojamentos para internação, 14 salas de aula, duas quadras poliesportivas, quatro salas de recreação e dois blocos de oficinas para realização de atividades que vão desde a formação básica ao trabalho até atividades de cultura e de lazer. No local, também há uma área para atendimento multidisciplinar em saúde, com consultório médico, odontológico, psicológico, farmácia e sala de esterilização, além de quatro enfermarias.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário Rômulo Ferraz fez questão de destacar a importância do novo centro socioeducativo. “Estamos ampliando as vagas para aplicação das medidas socioeducativas no Estado, aumentando a possibilidade de recuperação de jovens que tenham iniciado sua na trajetória infracional e ainda garantindo a regionalização das internações. Temos hoje vários adolescentes que cometeram crimes graves e que estão longe de suas famílias. Com o novo centro, isso não acontecerá mais”, disse o secretário.

A previsão da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas é que os primeiros adolescentes sejam transferidos para o local a partir do dia 22 de maio.

Sistema Socioeducativo Mineiro

A Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) administra 33 unidades socioeducativas de internação e internação provisória - totalizando 1.076 vagas - e 10 de semiliberdade - com 142 vagas. Hoje, 919 adolescentes cumprem medida socioeducativa de internação definitiva, 367 de internação provisória e 117 estão no regime de semiliberdade.

Nas unidades socioeducativas, os adolescentes participam de cursos profissionalizantes, de projetos culturais, esportivos e de inclusão social. Os jovens também frequentam aulas regulares dos ensinos fundamental e médio, realizam atividades externas e são atendidos por equipe técnica especializada.

Entre 2013 e 2014, outras cinco unidades socioeducativas serão inauguradas em Minas. A Seds está avaliando quatro prédios públicos já existentes nas regiões Sul do Estado, Campos das Vertentes, Vale do Aço e Região Metropolitana para implantação dos centros socioeducativos que passarão por adequações, segundo orientação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Uma casa de semiliberdade, para 16 adolescentes, está igualmente prevista para Uberlândia. No primeiro semestre de 2013, será inaugurada ainda, em Belo Horizonte, uma unidade destinada à internação sanção - aplicável ao adolescente que descumpre os termos da medida de semiliberdade e/ou do meio aberto - com 20 vagas.