19h25min - 18 de Maio de 2007 Atualizado em 01h04min - 13 de Junho de 2013

Novo equipamento moderniza fiscalização ambiental no Estado

BELO HORIZONTE (18/05/07) – A Divisão de Saneamento (Disan) da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) foi a primeira a testar o novo sistema de utilização de aparelhos de palm, um tipo de computador de mão, nos trabalhos de fiscalização ambiental. Uma equipe, coordenada pelo assessor da Subsecretaria de Inovação e Logística (SIL), Leonardo Belonia, desenvolveu o sistema baseado na lista de informações necessárias no momento da vistoria.

"O uso do palm automatiza a vistoria, padroniza as informações e agiliza o envio de dados", destaca Leonardo, ressaltando que o aparelho facilita a disponibilização online das informações e a formação de um banco de dados. O equipamento possibilita ainda o acesso ao Sistema de Informações Ambientais (Siam) para esclarecimento de eventuais dúvidas no momento da fiscalização.

O projeto de modernização para as fiscalizações ambientais vem sendo desenvolvido desde 2006 e, com base nos bons resultados, a utilização do equipamento, após adequações, será ampliada e passará a ser utilizada também pelo Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI).

A expectativa, segundo o coordenador do projeto, é que todas as equipes de fiscalização estejam utilizando plenamente o equipamento até o início do próximo ano.