Economia / Desenvolvimento

16h26min - 11 de Outubro de 2012 Atualizado em 15h30min - 01 de Julho de 2013

Novos investimentos apontam para a diversificação da economia de Minas

Três empresas vão investir no Estado e gerar novos empregos

A localização estratégica de Minas Gerais em relação aos principais centros consumidores do país atraiu a instalação de mais um centro de distribuição. O Governo de Minas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), assinou nesta quinta-feira (11) protocolo de intenção com a empresa Full Comex Importação e Exportação.

O objetivo da empresa é investir R$ 180,3 milhões na construção de um Centro de Distribuição na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), voltado para a importação e distribuição de mercadorias diversas para os clientes de Minas e demais Estados da região Sudeste. A cerimônia para assinatura do documento foi realizada nesta quinta-feira (11) na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede do Governo do Estado.

O empreendimento vai gerar mais de 100 empregos diretos e indiretos. De acordo com o diretor da empresa, Sávio Lakatos, a intenção inicial é a abertura do mercado mineiro. Ele afirma que a empresa “sempre teve Minas Gerais como referência na economia”.

A Full Comex, sediada em Vitória, Espírito Santo, atua no setor de importação e exportação desde 2003. Atualmente a companhia tem filiais em São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Pernambuco. A empresa realiza operações de financiamento para importações em todo Brasil, prestando serviços nos segmentos de armazéns alfandegados, transportadoras, despachantes, dentre outras áreas ligadas ao comércio internacional.

Setor alimentício

Outra companhia que assinou protocolo de intenções com o INDI foi a Jeito Caseiro Indústria e Comércio de Alimentos. A empresa está finalizando investimentos de R$ 3 milhões na ampliação da unidade em Lavras, no Sul de Minas. A expectativa é que sejam gerados cerca de 50 empregos diretos após a concretização das obras, prevista para o final deste ano. A unidade em Lavras vai ocupar área de cinco mil metros quadrados.

A Jeito Caseiro produz linhas de biscoitos e panificação congelada, e atua desde 1985, principalmente na área de terceirização da fabricação de alimentos. De acordo com o diretor da empresa, Antônio Alberto Carvalho Júnior, com o novo investimento a companhia pretende ampliar a clientela em Minas Gerais e em outros estados. Para ele, “ampliar a nossa sede significa gerar empregos e fomentar ainda mais a economia do Estado”.

Colchões

Nesta quinta-feira (11), o Governo de Minas também assinou protocolo de intenções com a WX Indústria de Colchões e Produtos da Construção Civil. A empresa vai ampliar a capacidade de produção da fábrica instalada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O investimento é de R$ 1,26 milhão e a expectativa é que sejam criados 60 novos empregos diretos.

A WX vai produzir uma nova linha de estruturas especiais para montagem de colchões. O objetivo é alcançar novos segmentos de mercado, inclusive em outros estados. A ampliação da unidade fabril teve início em janeiro deste ano e deve ser concluída em março de 2014. A companhia foi criada em 1986, atuando inicialmente nos segmentos de logística e transportes industriais. Em 2003 a empresa inaugurou a unidade em Ribeirão das Neves, onde são fabricados diversos modelos de colchões.