Economia / Desenvolvimento

20h15min - 22 de Setembro de 2011 Atualizado em 12h25min - 01 de Julho de 2013

Novos investimentos em Minas Gerais geram cerca de 3 mil empregos

BELO HORIZONTE (22/09/11) - A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, e os dirigentes da Deb’maq You Ji Indústria de Máquinas e da Suggar assinaram nesta quinta-feira (22), na Cidade Administrativa, protocolo de intenções para investimentos de R$ 149,6 milhões em Minas Gerais. Os dois projetos irão gerar 770 empregos diretos e outros 2.190 indiretos, e serão implantados no Sul do Estado e na capital mineira.

A Deb’maq, que fabrica máquinas-ferramenta, investirá R$ 136,3 milhões na construção de uma fábrica em Cambuí, Sul do Estado, e gerar 650 empregos diretos e 1.950 indiretos. De acordo com o diretor técnico da empresa, Carlos David Araújo Gonçalves, “a atuação da equipe do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) foi primordial para a vinda da empresa para Minas. Estamos implantando a fábrica numa área de 210 mil metros quadrados, com 50 mil metros quadrados de área construída”, comenta.

Para a secretária Dorothea Werneck, esse empreendimento confirma o bom momento que o Estado vivencia, especialmente, no Sul de Minas. “Vamos fazer o máximo esforço para viabilizar, cada vez mais, investimentos industriais e hoteleiros. Dessa forma, contribuímos com o desenvolvimento da infraestrutura de municípios como Cambuí, que recebem investimentos tão elevados e de empresas tão significativas”, alerta.

O projeto da Deb’maq foi iniciado em maio deste ano e a previsão é que, até o julho de 2012, seja concluído. “Já estamos bastante adiantados, com quase 70% do projeto finalizado e, de acordo com o nosso cronograma, queremos iniciar nossa operação até o fim do primeiro semestre do ano que vem”, confirma Carlos.

Fundada em 1997, a Deb’maq do Brasil Ltda. iniciou suas atividades focada no setor metal mecânico, em princípio comercializando peças de reposição e prestando serviços de treinamento, assessoria e assistência técnica.

Eletrodomésticos

Líder nacional em vendas de depurador de ar, a Suggar irá investir R$ 13,3 milhões na expansão de sua unidade industrial em Belo Horizonte, destinada à produção e comercialização de eletro portáteis. Com a expansão, a Suggar vai gerar 120 empregos diretos e 240 indiretos. Segundo o presidente da empresa, Lúcio Costa, a Suggar está em constante expansão. "A nossa busca por inovações e crescimento trouxe, para as lavadoras de roupa, o processos da nanotecnologia, permitindo reduzir as bactérias e maior durabilidade aos tecidos”, explica.

A fábrica da Suggar está localizada no bairro Olhos D’água e ocupa uma área própria de 40 mil metros quadrados. Atualmente, a empresa conta com mais de 800 funcionários no grupo, 45 representantes comerciais, 700 postos de assistência técnica espalhados pelo Brasil, além de filiais em São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa possui mais de 150 produtos com a marca Suggar, sendo que nove deles são produzidos no país.

A empresa

A Suggar Eletrodomésticos, cuja razão social é Madson Eletrometalúrgica Ltda., foi fundada em Belo Horizonte, em junho de 1978, com capital 100% mineiro. A marca Suggar tornou-se sinônimo de depurador, sendo líder nacional em vendas deste produto. A empresa ampliou sua linha de produtos, passando a fabricar e comercializar coifas, lavadoras de roupas, secadoras de roupas, fornos elétricos e a gás.

Iniciou uma forte ampliação de seu mix de produtos em 2006, por meio de importações de adegas, churrasqueiras, fogões de mesa, coifas, fornos, máquinas de gelo, batedeiras, cafeteiras, espremedores de frutas, grills, sanduicheiras, juicers, torradeiras, entre outros. Em 2010, foram comercializados cerca de dois milhões de produtos Suggar, sendo que, diariamente, são produzidas cerca de seis mil peças.