Economia / Desenvolvimento

18h18min - 19 de Dezembro de 2011 Atualizado em 08h21min - 01 de Julho de 2013

Novos investimentos em Minas ultrapassam os R$ 45 milhões

BELO HORIZONTE (19/12/11) - Eletroeletrônica, laticínios e embalagens plásticas são os setores responsáveis por investimentos de R$ 46,87 milhões em Minas Gerais, de acordo com os protocolos de intenções assinados no Instituto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (INDI), nesta segunda-feira (19).

A localização privilegiada da região Sul de Minas Gerais, próxima a um dos maiores centros consumidores do país, possibilitou o remanejamento da Engratech Tecnologia em Embalagens Plásticas, S.A. para o Estado. Com investimentos de R$ 33,1 milhões e a geração de 357 empregos diretos e 92 indiretos, a empresa irá implantar uma unidade industrial para fabricação de embalagens plásticas, em cidade ainda a ser definida.

O anúncio foi feito pelo diretor da empresa, João Carlos de Farias, que assinou protocolo de intenções com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

Fabricante de embalagens plásticas sopradas, voltadas para as áreas alimentícia, cosmética, farmacêutica, produtos de limpeza e defensivos, a Engratech deverá iniciar o cronograma de obras em 2012 e em quatro anos pretende atingir a capacidade de transformar 500 toneladas por mês de polietileno em embalagens plásticas. Com a transferência da área de produção, a Engratech pretende transformar as instalações de Jaguariuna em centro de distribuição.

A Engratech foi fundada em 2003, na cidade de Jaguariúna (SP) e tem filiais em Suzano e Lençóis Paulista, em São Paulo. Atualmente a companhia atende grandes empresas de diversos setores, tais como a Syngenta no segmento de defensivos agrícolas, Avon e Natura no segmento de cosméticos, Bombril e Scarlt no segmento de limpeza e Phisália no setor farmacêutico.

Eletroeletrônica

A Datapool Eletroeletrônica Ltda., empresa de base tecnológica, 100% nacional, está investindo R$ 1,355 milhão na expansão de sua unidade industrial em Itajubá, Sul de Minas. O projeto irá gerar nove empregos diretos e 23 indiretos, além de quadriplicar a área da empresa. “Hoje estamos instalados em uma área de 300 metros quadrados. Com a inauguração do novo prédio, prevista para março de 2012, teremos uma área de 1.300 metros quadrados”, explica o diretor da empresa, Eduardo Assis Alvarenga.

A empresa surgiu a partir da necessidade de se produzir no país equipamentos didáticos confiáveis para ministrar aulas de eletrônica. A ideia foi fruto da associação entre professores da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), atualmente Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A divisão Eletrônica da Datapool é baseada na fabricação de módulos didáticos que, dada a sua versatilidade, são também utilizados na indústria como sistema de desenvolvimento.

A linha de produtos é composta por mais de 40 modelos de equipamentos para ensino, pesquisa e desenvolvimento e oferece suporte ao aprendizado: material didático redigido originalmente em português, componentes para experiências e treinamento para o técnico.

Os equipamentos Datapool estão instalados em Centros de Formação do Senais, Escolas Técnicas, Fundações Educacionais, Universidades, Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, Centros de Instrução da Marinha e do Exército, Companhias de Eletricidade, Ferroviárias, Siderúrgicas e Telecomunicações, Usinas de Cimento, Indústrias Automobilísticas e Têxteis, Empresas Petrolíferas e Alimentícia distribuídos em todos os estados do Brasil e em alguns países da África e América Latina.

Em São Sebastião do Paraíso, também no Sul de Minas, a Cooperativa Agropecuária Paraisense está ampliando a sua unidade com investimentos de R$ 4,1 milhões. Seu objetivo é produzir leite longa vida (UHT) e aumentar a captação de leite in natura. “Atualmente, produzimos 70 mil litros de leite in natura e com esse investimento nossa produção será de 100 mil litros por dia”, planeja o presidente da empresa, Edgar Aparecido dos Santos.

O investimento será responsável pela criação de 35 empregos diretos e outros 105 indiretos. Para o presidente do Indi, José Frederico Álvares, “Minas Gerais está atravessando um momento muito favorável na captação de investimentos, por isso temos que aproveitar ao máximo a oportunidade de contribuir, cada vez mais, com o crescimento do Estado”.

A Cooperativa Agropecuária Paraisense foi fundada em 1949 e atualmente conta com 1.200 associados e 112 funcionários diretos. Atua no setor de indústria e comércio de laticínios, produzindo queijos, leite pasteurizado e derivados, manteiga e bebidas lácteas.

A terceira empresa a assinar o protocolo de intenções com o Indi foi a JJLAC Alimentos Ltda. no valor de R$ 8,3 milhões destinados à industrialização de 40 a 60 mil litros de leite por dia, na sede da empresa, em Bambuí, região Centro-oeste do Estado.

Com a execução do projeto, previsto para terminar em julho de 2012, a JJlac irá gerar 110 novos empregos diretos e outros 70 indiretos. A empresa, fundada em 2010, no município de Bambui, fabrica produtos de laticínios em geral destinados ao mercado regional, estadual e nacional, atendendo indústrias de alimentos, atacados e varejos.