16h08min - 06 de Julho de 2012 Atualizado em 15h55min - 01 de Julho de 2013

Obras de infraestrutura beneficiam moradores de Uberlândia

Em parceria, Governo de Minas e prefeitura garantem melhorias no trânsito da cidade, beneficiando cerca de 300 mil moradores

A população de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi beneficiada com obras de infraestrutura que já garantem mais fluidez ao trânsito. Com a frota de veículos estimada em 355 mil, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em parceria com a prefeitura, iniciou o projeto Nova Rondon em junho de 2011. Com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano, a obra com extensão de 7 km, está 80% concluída. O custo total dos dois convênios foi de cerca de R$ 73 milhões, sendo R$ 56 milhões provenientes do Tesouro Estadual, e outros R$ 17 milhões de contrapartida da prefeitura.

Executado pela Prefeitura de Uberlândia, o projeto Nova Rondon contempla cinco pistas, sendo quatro de rolagem e uma para estacionamento em cada lado, além da substituição de retornos à esquerda por alças de retorno à direita. Pedestres e ciclistas também serão beneficiados com a construção de faixas elevadas para travessia de pedestres, calçadão de seis metros de largura, ciclovia e áreas verdes.

O projeto Nova Rondon envolve ainda a construção do viaduto João Naves de Ávila x Rondon Pacheco, já liberado para o trânsito, beneficiando mais de 20 bairros da zona leste e liga a região ao Terminal Central; e o viaduto Nicomedes Alves dos Santos x Rondon Pacheco em fase de execução, facilitando o acesso dos moradores da zona sul ao centro da cidade.

“Uma obra como esta de Uberlândia, só reafirma a preocupação do Governo do Estado em oferecer melhores condições de vida à população. Um trabalho que é o resultado de uma parceria bem sucedida, sempre buscando o desenvolvimento dos municípios mineiros”, comentou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.

Outras melhorias

Além de readequar a geometria, construir viadutos e alargar a via, o projeto Nova Rondon revitaliza e amplia o sistema de drenagem pluvial da área. Mais de 1,8 quilômetros de redes foram instaladas para reforçar a captação de água no local. Para dar continuidade à obra que compreende o trecho entre a avenida João Naves de Ávila e a BR 050, serão realizadas outras intervenções para a instalação de galerias e redes auxiliares.