12h53min - 04 de Setembro de 2012 Atualizado em 04h52min - 01 de Julho de 2013

Obras do Governo de Minas dão impulso à revitalização do Rio São Francisco

O Programa de Recuperação de Sub-Bacias Hidrográficas Formadoras dos Afluentes Mineiros do Rio São Francisco tem previsão de abranger 220 municípios mineiros

A implementação de ações voltadas para a proteção de 96 nascentes localizadas na região do semiárido está ajudando a impulsionar a revitalização do Rio São Francisco. O Governo de Minas, em continuidade à execução do Programa de Recuperação de Sub-Bacias Hidrográficas Formadoras dos Afluentes Mineiros do Rio São Francisco, está desenvolvendo diversas obras por meio da Fundação Rural Mineira (Ruralminas) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).

O Programa que foi iniciado em 2007, já viabilizou este ano a instalação de 54 mil metros de cercas para proteção de matas de topo e ciliares e a construção de 3,6 mil bacias de captação de água de enxurradas. As ações evitarão o assoreamento de nascentes, córregos e rios que estão sob a área de influência do Rio São Francisco, em uma região onde constantemente a população enfrenta sérias dificuldades por causa dos longos períodos de seca.

Também como parte das obras de revitalização do Rio São Francisco, a Ruralminas e a Emater concluíram a construção de 136 quilômetros de terraços e a adequação de 18 km de estradas, visando evitar que, na época das chuvas, rios e córregos sejam assoreados. As ações estão contemplando 16 municípios: Cabeceira Grande, Bonfinópolis de Minas, Buritizeiro, Natalândia, Lagoa dos Patos, Ibiaí, Arinos, Uruana de Minas, Dom Bosco, Juvenília, Felixlândia, Três Marias, Jequitaí, Unaí, Januária e Curvelo.

Investimentos

Em quatro anos, o Programa de Recuperação de Sub-Bacias Hidrográficas Formadoras dos Afluentes Mineiros do Rio São Francisco tem previsão de abranger 220 municípios mineiros, 11 na Bahia e dois no estado de Goiás. Os investimentos são da ordem de R$ 56,5 milhões, que serão aplicados na construção de 61 mil bacias de captação de água das chuvas; readequação, com enfoque ambiental, de 1,2 mil quilômetros de estradas vicinais; proteção, com cercamento, de 1,1 mil nascentes e mil quilômetros de cercas em matas de topo e ciliares.

Os recursos aplicados no Estado são provenientes de convênios firmados entre o Governo de Minas e o Federal, envolvendo os ministérios do Meio Ambiente e Integração Nacional, por meio da Agência Nacional das Águas (ANA) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

O presidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira, destaca que “a erosão é o principal processo que remove os nutrientes depositados no solo após o desmatamento. As perdas são intensas nas condições de alta pluviosidade. Por isso, são importantes as práticas de conservação”. Ele entende que “reter as enxurradas, alimentar minas e nascentes por meio dos lençóis subterrâneos e ainda reduzir o assoreamento dos cursos d’água são técnicas fundamentais, levando-se em conta que o solo é um dos recursos naturais mais importantes para a qualidade de vida das pessoas e sua degradação é um problema. Além de causar danos no próprio sistema ambiental, provoca prejuízos socioeconômicos”, observa.

A equipe técnica da Ruralminas alerta que Minas Gerais dispõe de recursos hídricos, mas é preciso planejar a gestão desses recursos para reter a água e disponibilizá-la para os produtores rurais e demais segmentos da sociedade, além de investir em uma vegetação capaz de amortizar os impactos da chuva, impedindo a formação dos processos de erosão.

O gerente de Estudos e Projetos da Fundação Rural Mineira, Antônio de Pádua Pereira, destaca que nos últimos quatro anos 70 sub-bacias já foram beneficiadas pelo Programa de Recuperação dos Afluentes Mineiros do Rio São Francisco. Elas estão localizadas nas regiões Centro, Norte e Noroeste do Estado. “O trabalho implementado proporcionará benefícios para a bacia do São Francisco como um todo, visto que as ações envolvem regiões localizadas desde a nascente até a divisa de Minas Gerais com a Bahia”, explica.

Educação ambiental

Na avaliação da Ruralminas, além do impacto positivo aos municípios envolvidos nas ações, o Projeto de Recuperação de Sub-Bacias Hidrográficas se constitui em um importante instrumento de educação ambiental, atingindo diversos segmentos da população. Prefeitos, secretários e funcionários de prefeituras estão sendo orientados sobre as técnicas mais adequadas para recuperação de estradas vicinais, evitando que os rios, nascentes e pequenos cursos d’água continuem sendo assoreados. Além disso, os agropecuaristas também têm sido orientados sobre a necessidade de preservação das matas ciliares.