Minas por Região
Copa do Mundo

17h08min - 06 de Setembro de 2011 Atualizado em 13h04min - 01 de Julho de 2013

Obras do Mineirão são canteiro de oportunidades para jovens

BELO HORIZONTE (06/09/11) - Hoje, 28% dos empregados da empresa Minas Arena (responsável pelas obras do estádio Mineirão, formada pelas construtoras Construcap, Egesa e Hap Engenharia), têm entre 18 e 25 anos. Muitos deles tiveram a carteira de trabalho assinada pela primeira vez. “A capacitação é mais um legado da Copa. O Mineirão está se tornando um canteiro de oportunidades para toda a cidade. Além de batizar a carteira profissional, esses jovens estão ingressando no mercado de trabalho em uma obra histórica, que marcará para sempre suas vidas”, afirma o secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), Sergio Barroso.

Wedson Couto Nunes tem 19 anos. Nunca havia trabalhado formalmente antes. Há três meses é servente nas obras do ‘Gigante da Pampulha’, como o estádio é conhecido. “Nunca imaginei que conseguiria meu primeiro emprego dentro do Mineirão. Tenho muito orgulho disso”, disse Wedson, que afirma estar se esforçando para ser encarregado de obras. “Estou namorando e tenho planos para casar ano que vem. Quanto mais garantia nesse período melhor”, completa o jovem, adiantando seus planos de adulto.

Antes de ter sua carteira profissional assinada pela primeira vez, Almir Santos da Silva, 21 anos, fazia uns ‘bicos’ ajudando seu cunhado com gesso na construção civil. “Agora, trabalhar em uma obra da Copa do Mundo é outra coisa”, brinca. Há cinco meses, ele assumiu a função de meio-oficial de pedreiro nas obras. “Tenho certeza de que com esse emprego terei muitas portas abertas no futuro. Passei pelos cursos de capacitação da empresa e aprendi muito no dia-a-dia. Hoje já sou um profissional bem mais preparado do que quando entrei aqui”, compara Almir, que é filho de um encarregado de obras. “Começar a trabalhar logo no Mineirão foi a melhor notícia para meu pai”, completa.

Para o diretor-presidente da Minas Arena, Ricardo Barra, apostar na formação de jovens profissionais é uma das formas de se trabalhar em um mercado aquecido, como o da construção civil. “Tenho certeza de que os conhecimentos adquiridos nas obras do Mineirão ficam para toda a carreira profissional destes jovens”, conclui Barra.

Promoção dentro do canteiro de obras

As chances de capacitação dentro das obras do Mineirão são grandes e os dados reiteram a afirmação: 5% dos empregados da Minas Arena já foram promovidos dentro do estádio. É o caso de Moisé Calisto Chaves, 21 anos, que trabalhou apenas um mês como servente e já foi promovido para apontador – aquele que fiscaliza as frentes de trabalho e leva informações sobre o andamento para a gerência. “Nunca havia trabalhado na construção civil, mas estou me encontrando. Vou tentar aprender tudo o que puder por aqui, como serviços de pedreiro, armador, carpinteiro, entre outros. Assim, fica mais fácil conseguir bons empregos mais pra frente”, conta.

Alex Sandro Souza Nunes trabalha há três meses como carpinteiro na construção do novo estádio. Com pouco tempo de trabalho, também recebeu sua promoção. “A partir de setembro começo a trabalhar como apontador. Isso só me deixa mais confiante de que estou no caminho certo”, conta Alex Sandro, que saiu de Sobradinho, Bahia, diretamente para os canteiros de obras do Mineirão. “Quero aprender mais para sair daqui com uma boa bagagem profissional para meu futuro e para o futuro de minha filha, Ana Julia, que faz um ano agora em setembro”, conclui.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato