19h50min - 11 de Maio de 2011 Atualizado em 09h25min - 30 de Junho de 2013

Obras em parceria do Governo de Minas e Prefeitura de Belo Horizonte são vistoriadas

BELO HORIZONTE (11/05/11) - O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, visitaram, nesta quarta-feira (11), um conjunto de obras em andamento na capital, entre as quais a construção dos viadutos da avenida Abrahão Caram com a avenida Antônio Carlos; a implantação do Hospital Metropolitano do Barreiro; e a duplicação da avenida Pedro I. Para as três obras estão previstos recursos da ordem de R$ 360 milhões do Governo de Minas, por meio de convênios.

“É uma alegria ver um conjunto de obras sendo realizadas com competência. Estamos atendendo à determinação do governador Antonio Anastasia de sermos um parceiro forte em investimentos como o que visitamos e que objetivam o desenvolvimento do município de Belo Horizonte, proporcionando mais mobilidade urbana e qualidade de vida para a população”, comentou o secretário Carlos Melles. Por sua vez, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, disse que as obras no geral estão dentro do cronograma e considera importante acompanhar de perto o andamento das mesmas.

A inspeção começou pela trincheira da avenida Santa Rosa com a avenida Antônio Carlos. O local passa por adaptações que irão permitir a implantação da pista exclusiva para ônibus (busway). De lá, eles foram para as obras de construção dos viadutos de interseção das avenidas Abrahão Caram e Antônio Carlos, que contam com investimentos do Governo do Estado de R$ 20 milhões, destinados às desapropriações. Posteriormente, a vistoria passou para a avenida Pedro I que, juntamente com intervenções previstas para as vias 210 e 710, receberá recursos da ordem de R$ 300 milhões.

As obras do Boulevard Arrudas, entre a rua Carijós e a avenida Barbacena, também foram visitadas pelo secretário e o prefeito, que, de lá, seguiram para a inspeção das obras de construção do Hospital Metropolitano do Barreiro, atualmente em fase de execução dos serviços de fundações, contenções, estruturas de concreto e metálica, impermeabilizações, drenagem, pavimentação, urbanização e obras complementares. São 16 lages e 43 mil metros quadrados de área em construção.

O hospital está localizado na quadra constituída pelas ruas Dona Luíza, Naná, José de Oliveira Fernandes e João Alexandre Pires, no bairro Milionários. A previsão é que as obras, iniciadas no primeiro semestre de 2010, sejam totalmente concluídas dentro de 18 meses, mas antes desse período parte do hospital já entrará em operação. O Governo de Minas investe R$ 40 milhões nesta obra.

A implantação do Hospital Metropolitano tem por objetivo o reordenamento da atenção à urgência e emergência na região do Barreiro e também na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), descentralização e ampliação da oferta de serviço para atenção às necessidades de cirurgias eletivas e descentralização de serviços de internação, tornando-os mais próximos do cidadão. O hospital geral do Barreiro terá 480 leitos.

Foram vistoriadas, ainda, as obras de contenção dos córregos Olaria e Jatobá e de requalificação da região da Savassi.