16h36min - 21 de Maio de 2009 Atualizado em 07h17min - 01 de Julho de 2013

Obras melhoram infra-estrutura nos campi da Unimontes

MONTES CLAROS (21/05/09) - A melhoria da infra-estrutura para atendimento aos projetos de ensino e cursos de graduação, bem como para a pesquisa, extensão e prestação de serviços à comunidade, é uma prioridade na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que irá comemorar 47 anos de existência no próximo dia 24. Recentemente, diversas obras foram concluídas e outras estão em andamento. A comunidade universitária também está sendo contemplada com a aquisição de equipamentos e de novo mobiliário.

“Estamos procurando viabilizar os investimentos necessários ao atendimento das justas e legítimas demandas da comunidade acadêmica. Para tanto, temos o apoio decisivo do Governo de Minas”, afirmou o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

Entre as construções em andamento, destacam-se as obras de reforma e ampliação do prédio da Escola Técnica de Saúde, do Centro do Ensino Médio e Fundamental (CEMF). O investimento é R$ 1 milhão 293 mil, recursos do Ministério da Saúde/Banco Mundial, com contrapartida do Governo de Minas. O edifício terá uma área ampliada de 1.138 m², com a reforma abrangendo os 1.315 m² já existentes. Estão sendo implantados laboratórios de biodiagnóstico/citologia e análises clínicas, entomologia e meio ambiente, odontologia, almoxarifado didático e de informática, além de biblioteca e auditório. Está prevista, ainda, a reforma das atuais instalações (salas de aula e área administrativa). Iniciadas em maio de 2008, as obras do CEMF deverão ser concluídas em dezembro deste ano.

No Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, até setembro deste ano, deverá ser concluído o Centro de Pós-Graduação, orçado em R$ 676,9 mil, que está sendo erguido junto ao prédio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). A área construída é de 1.030 m², abrangendo 10 salas de aula, mini-auditório, copa e outras instalações para atender as demandas da pós-graduação.

Outra realização importante na Unimontes é a ampliação do prédio da reitoria, orçada em cerca de R$ 1 milhão. Totalizando 1.357,6 m² de área construída, a obra foi iniciada no segundo semestre do ano passado e também deverá ser concluída em dezembro próximo. Entre outras melhorias, haverá a instalação de elevadores, facilitando o acesso do publico às pró-reitorias e outros setores da direção superior da universidade.

Atendimento a portadores de deficiências

Nos últimos meses, foram concluídas diversas obras na universidade, destacando investimentos voltados para a melhoria da acessibilidade e o atendimento aos portadores de necessidades especiais. Foram instalados elevadores para portadores de deficiências na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge e no prédio 3 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

Ainda no campus-sede, foram concluídos os serviços de reforma de seis salas do curso de Artes Plásticas e salas do curso de Música no prédio 2; do vestiário da piscina olímpica – no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício –; e implantação da subestação do prédio 2.

No campus do município de Janaúba, foram executados diversos projetos, destacando a nova biblioteca; auditório com capacidade para 270 pessoas; e os laboratórios de Controle Biológico e Hidráulica. Na mesma unidade, foram feitos diversos serviços de reforma de outros prédios das áreas administrativa, estudos e da pesquisa científica, atendendo as demandas dos cursos de Agronomia, Pedagogia e Zootecnia, além dos mestrados de Produção Vegetal no Semi-árido e Zootecnia, que funcionam em Janaúba.