Minas por Região
Ciência e Tecnologia

13h30min - 23 de Setembro de 2008 Atualizado em 16h44min - 09 de Junho de 2013

Odontologia da Unimontes atende gratuitamente a população

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) presta importante serviço à população do município através do Programa de Saúde Bucal Interdisciplinar, que reúne 11 projetos na área da assistência odontológica e social. São atendidas gratuitamente, em média, 250 pessoas por mês.

MONTES CLAROS (23/09/08) - A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do curso de Odontologia, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), presta importante serviço à população do município através do Programa de Saúde Bucal Interdisciplinar, que reúne 11 projetos desenvolvidos na área da assistência odontológica e social.

O atendimento gratuito é oferecido através das clínicas odontológicas, que funcionam no prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro e na Policlínica Doutor Hermes de Paula, no centro da cidade. São atendidas, em média, cerca de 250 pessoas por mês. As ações contam com a participação de professores e acadêmicos do curso de Odontologia.

Na avaliação da coordenadora do Programa de Saúde Bucal Interdisciplinar, professora Simone de Melo Costa, “as atividades proporcionam um benefício direto à população, favorecendo, sobretudo, aquelas pessoas que não têm condições de pagar um tratamento dentário. Além disso, há a integração ensino/comunidade, sendo complementada com o fomento às atividades de pesquisa”, afirma a coordenadora. Ela lembra que, além dos professores e acadêmicos do curso de Odontologia, as ações contam com a participação de outros profissionais como fonoaudiólogos e fisioterapeutas, que trabalham com a reabilitação oral.

Grupos especiais

Ainda de acordo com a professora Simone Costa, são desenvolvidos, também, projetos que priorizam o atendimento aos chamados grupos especiais, como crianças, idosos, portadores de deficiência, gestantes, adolescentes e portadores do vírus HIV. Quanto aos idosos, além de outras ações, é prestado atendimento aos internos de Asilo São Vicente de Paulo. São realizadas visitas periódicas àquela instituição. Depois de avaliados, os pacientes são encaminhados para atendimento nas clínicas odontológicas da Unimontes.

Já em relação aos portadores de necessidades especiais, as atividades são desenvolvidas a partir de parcerias com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro Capelo Gaivota. As duas entidades também recebem visitas de equipes do curso de Odontologia da Unimontes, que examinam os alunos e fazem o encaminhamento para as clínicas, verificando os casos que precisam de cuidados especiais.

Na atenção odontológica às crianças, há uma divisão por faixas etárias: de zero a seis anos e de sete a 12 anos. Além disso, é prestada assistência aos adolescentes, entre 10 e 19 anos, atendidos no âmbito do Programa “Adolescente do Terceiro Milênio”, também desenvolvido pela Unimontes, por intermédio do Departamento da Mulher e da Criança, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato