Minas por Região
Educação

14h43min - 21 de Setembro de 2011 Atualizado em 16h42min - 26 de Junho de 2013

Oficinas e apresentações musicais mostram importância do folclore em Araguari

ARAGUARI (21/09/11) - A ciência das tradições e usos populares ganhou atenção especial no Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, em Araguari, no Triângulo Mineiro. A escola que tradicionalmente oferece aos seus estudantes aulas de educação musical e de diferentes instrumentos está promovendo o projeto “Três dias de Folclore”.  Desde a última segunda-feira (19), o Conservatório abriu suas portas para que a comunidade possa participar de oficinas e assistir a diversas apresentações musicais que têm como foco promover a cultura mineira. O evento termina nesta quarta-feira (21).

Segundo o professor de música Júlio Monteiro, o projeto que está em sua segunda edição pretende alertar as pessoas sobre a importância de se preservar a cultura. “Nós tentamos fazer um trabalho voltado para os costumes, para que as pessoas possam ver o valor do folclore enquanto cidadania”.  Ainda segundo o professor, além da participação de toda a comunidade, o Conservatório está recebendo inscrições de escolas que querem levar seus alunos para participarem das oficinas.

Durante os ‘Três dias de Folclore’, os visitantes e alunos têm a oportunidade de participar de oficinas de cestaria, de entalha, de origami e de percussão. As oficinas são ministradas por professores do Conservatório e por artistas convidados. Também é possível participar da oficina de ‘Cordel Encantado’, ministrada por professores e alunos de Percepção Musical. Durante a oficina, os participantes aprendem tudo sobre a literatura de cordel e escrevem seus próprios textos. No último dia do evento, os trabalhos confeccionados em todas as oficinas serão expostos.

De acordo com a professora de Percepção Musical Maria Augusta de Almeida, a oficina de ‘Cordel Encantado’ acontece com auxilio de vídeos e de livros. “Fizemos na sala onde a oficina acontece uma exposição de livros de literatura de cordel. Além disso, durante a aula, eu mostro um vídeo explicando o que é um cordel e seu contexto histórico. No final da oficina eles trabalham com o tema música e cada participante escreve um cordel, sempre seguindo as regras desse tipo de literatura”.  A oficina foi inspirada na novela Cordel Encantado.

Como não poderia deixar de ser em todos os três dias do evento, estão acontecendo apresentações musicais de grupos do Conservatório e de artistas tradicionais da região.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato