Copa do Mundo | Governo

15h18min - 18 de Junho de 2013 Atualizado em 23h50min - 30 de Junho de 2013

OGE e Ouvidoria de BH atendem cidadãos durante jogos da Copa das Confederações

O objetivo é medir o nível de satisfação da população com os serviços públicos oferecidos e buscar o aperfeiçoamento para a Copa do Mundo de 2014

Uma equipe de 40 servidores da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) e da Ouvidoria do Município de Belo Horizonte (Ouvim) esteve presente, nessa segunda-feira (17), nos pontos turísticos e de embarque e desembarque de turistas e torcedores que foram ao Mineirão para o primeiro jogo da Copa das Confederações entre a Nigéria e o Taiti. Dos seis Terminais Copa saíram 300 ônibus especiais que levaram os torcedores ao estádio gratuitamente. O trabalho dos servidores foi acompanhado pela ouvidora-geral adjunta, Mônica Coelho, nos terminais do Centro, Praça Floriano Peixoto e Savassi.

Mônica Coelho explicou que o questionário, com 24 perguntas, foi elaborado conjuntamente pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Belotur, Ouvidoria-Geral do Estado e pela Ouvidoria Municipal de Belo Horizonte para avaliar a qualidade dos serviços públicos oferecidos tanto pelo Estado quanto pela prefeitura. Segundo ela, as pesquisas serão feitas nos dias em que houver jogos em Belo Horizonte em pontos de embarque de torcedores, além da Praça da Estação, Mercado Central e Confins. O objetivo é medir o nível de satisfação da população com os serviços oferecidos pela cidade neste período de Copa das Confederações.

A ouvidora-geral adjunta ressaltou que a iniciativa pioneira das duas instituições busca o aperfeiçoamento dos serviços públicos para a Copa do Mundo de 2014 e foi apresentada pelo ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira, e o ouvidor de Belo Horizonte, Saulo Amaral, aos outros estados. Apenas neste primeiro dia de pesquisa, foram preenchidos cerca de 350 questionários.

Boa vontade

A enfermeira Geny Rocha saiu de casa no bairro Caiçara para orientar e atender aos torcedores voluntariamente na rua Espírito Santo, entre as ruas Goitacases e Tupis, no Centro de Belo Horizonte. Apesar da preocupação com a manifestação, ela mostrava empenho, cordialidade e muita boa vontade para orientar as pessoas. Acostumada a ser voluntária, Geny tinha resposta para todas as dúvidas dos torcedores. Uma das maiores preocupações era se os ônibus retornariam ao mesmo ponto.

A administradora de empresas Silvana Benatti foi com toda a família para o estádio e optou pelo embarque no Terminal Praça Floriano Peixoto. Ela elogiou o trabalho de pesquisa realizado pelas ouvidorias. “Ouvir opiniões diversificadas é uma ótima iniciativa para que, lá na frente, as possíveis deficiências ocorridas em determinados serviços prestados à população sejam corrigidas e não se repitam”, destacou.

Para o torcedor Pedro Freitas, que embarcou no Terminal Savassi, a ação da OGE e Ouvim mostrou que o governo está interessado em saber o que a população pensa. Ele não conhecia a ouvidoria e aprovou a iniciativa, assim como a servidora Ana Flávia Lopes Tolentino, que preencheu o questionário no Terminal Centro. Ana Flávia afirmou que a ação era excelente e que esperava que ela continuasse após a Copa, pois seria bom ter sempre alguém da ouvidoria para falar.