Segurança / Defesa Social

12h04min - 04 de Julho de 2012 Atualizado em 08h00min - 01 de Julho de 2013

Olho Vivo reduz 55% dos crimes violentos na região central de Governador Valadares

Sistema de videomonitoramento foi implantado na cidade pelo Governo de Minas em novembro de 2011

O número de crimes violentos registrados na região central de Governador Valadares, no Leste de Minas, apresentou queda de 55,17%, de janeiro a maio de 2012, no comparado com igual período em 2011. A informação é da 8ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e resultado do Olho Vivo, programa de videomonitoramento do Governo de Minas Gerais.

Instalado na cidade em 26 de novembro do último ano, o sistema conta com 54 câmeras, sendo 44 no Centro de Valadares. As outras dez estão distribuídas no bairro Nossa Senhora das Graças. Segundo diagnóstico realizado pela PMMG, entre janeiro e maio de 2011, foram registradas 145 ocorrências de crimes violentos no Centro; no mesmo período de 2012, foram 65. O termo crimes violentos engloba sete modalidades: homicídio (tentado e consumado), roubo (tentado e consumado), sequestro ou cárcere privado e estupro.

Segundo o comandante da 8ª Região da PM, coronel Newton Antônio Lisboa Júnior, o Olho Vivo oferece uma ferramenta de gestão para a segurança que possui participação efetiva para a redução da violência urbana. “Podemos dizer, inclusive, que o sistema propiciou um aumento de cerca de 50% nas prisões de autores de delitos”, avalia.

O delegado regional da Polícia Civil de Governador Valadares, Aílton Lacerda também ressalta a importância do Olho Vivo para a questão da segurança pública. “Reflete e auxilia inclusive o nosso trabalho, já que apresenta a prova concreta do crime e nos permite uma dedicação maior a outras ações”, diz.

População comemora

Para o gerente de uma loja de bicicletas no Centro, Adriano Nascimento, as câmeras inibem possíveis atos criminosos. “Havia muitos furtos na porta da loja, mas depois do Olho Vivo, acabou. Às vezes a pessoa vinha comprar uma peça para a bicicleta e, quando saía, ela já havia sido furtada. Isso nunca mais aconteceu”, relata. Segundo ele, “a segurança na região aumentou consideravelmente”.

A loja de roupas de Carla de Oliveira, na Rua Israel Pinheiro, também é um exemplo que confirma a queda nos crimes. “A loja sempre era furtada. Volta e meia pegavam as mercadorias que ficavam mais expostas. Clientes do interior também chegavam assustadas porque haviam sido roubadas. Agora é diferente”, afirma. Ela conta, ainda, que os atos de vandalismo, comuns antes do monitoramento, cessaram. “De madrugada eles passavam e chutavam as portas e o alarme disparava. Era um transtorno”, lembra.

Pronta-resposta

O chefe da Seção de Planejamento Operacional da 8ª Região da PMMG, major Marcelo Fernandes, destaca não só o papel inibidor das câmeras, como também a pronta-resposta da Polícia Militar ao identificar qualquer ato suspeito. “O Olho Vivo minimizou bastante as ações criminosas. Pelo fator inibição, a pessoa nem chega a executar a ação; mas quando ela executa, há a pronta-resposta. A Central da PM é acionada imediatamente e uma viatura é enviada ao local”, explica. Ele destaca, ainda, que as câmeras foram estrategicamente instaladas após um estudo que apontou o Centro como o principal foco.

Para Denis Ribeiro Leite, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares, o alcance dos equipamentos e a agilidade da ação policial são pontos fundamentais para o sucesso do Olho Vivo. “Os pontos mais críticos foram contemplados com o videomonitoramento e quando acontece qualquer ação, a polícia age rapidamente. É notório que muita coisa foi resolvida. Os lojistas têm satisfação total com o sistema”, comenta.

Os equipamentos para instalação do Olho Vivo foram adquiridos pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que investiu R$ 5 milhões. Por meio de rede de fibra óptica, as imagens das ruas são transmitidas em alta velocidade e com fidelidade à Central do Olho Vivo, onde são visualizadas, gravadas, reproduzidas e arquivadas. Além disso, o programa conta com a parceria da prefeitura, responsável pela contratação de pessoal, já que os 45 profissionais que operam as câmeras são civis, devidamente selecionados e treinados e coordenados por um policial militar.

Desde que foi implantado até o momento, o sistema de videomonitoramento em Governador Valadares resultou em 164 intervenções com desfecho positivo. Em todo o Estado, já estão instaladas mais de 300 câmeras.