13h35min - 08 de Agosto de 2012 Atualizado em 01h25min - 28 de Junho de 2013

Olimpíada de Londres inspira participantes do Programa Minas Olímpica Jogos Escolares

Mais de 160 mil alunos-atletas de todas as regiões do Estado foram envolvidos na competição; campeões das seis regionais disputaram este mês a quarta e última etapa

Atletismo, judô, basquete, handebol, voleibol, natação... Medalhas, vitórias, derrotas, risadas, lágrimas e a velha máxima de se superar para a honra do esporte. Durante os cinco dias de realização da etapa estadual do Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2012, os alunos-atletas entraram no espírito esportivo como se estivessem nas Olimpíadas de Londres. Na competição, mais de 160 mil alunos participaram, envolvendo 16 mil profissionais, 8 mil professores e cerca de 500 mil espectadores.

O JEMG 2012 é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do projeto Minas Esporte do Governo do Estado. Trata-se de uma competição esportivo-educacional, da qual podem participar alunos do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros. Este ano, participaram alunos de 687 municípios, um recorde na história dos jogos.

Na quarta e última etapa, que aconteceu de 31 de julho a 04 de agosto, quase 5 mil alunos-atletas, representando 175 municípios, disputaram os campeões das seis regionais, incluindo as modalidades ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, natação, peteca, taekwondo e tênis de mesa. Nesta etapa os atletas também disputaram as modalidades paralímpicas: atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os jogos aconteceram em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e o Módulo II, com competidores de 15 a 17 anos. As modalidades disputadas no JEMG são Atletismo, Atletismo PCD, Basquete, Bocha, Futsal, Futebol de 5, Futebol de 7, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim, Handebol, Judô, Natação, Natação PCD, Peteca, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa PCD, Tênis em Cadeira de Rodas, Vôlei, Vôlei Sentado e Xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Acesse aqui os resultadosda etapa estadual do JEMG.