Copa do Mundo

22h01min - 20 de Junho de 2011 Atualizado em 13h39min - 22 de Junho de 2013

Operários das obras de reforma do Mineirão voltam ao trabalho

BELO HORIZONTE (20/06/11) - Nesta segunda-feira (20), os trabalhadores da reforma do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), voltaram ao trabalho, após o sucesso da negociação ocorrida entre o consórcio Minas Arena (responsável pelas obras), o Tribunal Regional do Trabalho e os sindicalistas. Com obras 100% dentro do prazo, o estádio continua na luta para receber a abertura do Mundial de 2014.

O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, comemorou o fato: “Estamos felizes e otimistas com a volta dos trabalhadores. Nós, mineiros, agradecemos, com a certeza de ver o estádio pronto em dezembro de 2012”.

O acordo prevê aumento de 4% sobre os pisos salariais de R$ 605 e R$ 926. Além disso, os trabalhadores terão direito a cesta básica; participação nos lucros proporcional ao tempo de serviço na obra, no valor de até R$ 660,00; plano de saúde (que será apresentado pelo Consórcio Minas Arena até o fim de junho) e horas extras pagas com adicional de 100%. Cerca de 400 operários participaram da votação que determinou o fim da greve.

Em entrevista coletiva, o secretário Sergio Barroso destacou a consistência do projeto básico da obra do Mineirão, que recentemente foi elogiado em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU): “Ele se destaca por ser o que, de longe, apresenta o maior grau de detalhamento dentre os estádios citados no relatório, com 1.309 plantas referentes a mais de 30 disciplinas inerentes à obra - o que garante a transparência e a correção na condução da obra”.

Visita de deputados da Comissão de Direitos Humanos

Também nesta segunda-feira (20), deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitaram o Mineirão, para conhecer as instalações e as condições de trabalho dos operários. Os trabalhadores dispõem atualmente de 38 chuveiros elétricos, 45 sanitários e seis mictórios no canteiro de obras.

O restaurante oferece comida balanceada, com acompanhamento nutricional. São quatro tipos de salada (folhas e leguminosas), pratos proteicos (carne de boi, de porco ou de frango), os tradicionais arroz e feijão, suco e sobremesa. O curso de alfabetização é outro benefício oferecido a todos os operários. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, no centro social instalado no canteiro.

Uma representante do Ministério do Trabalho também esteve presente na visita. De acordo com Fátima Lagares, auditora fiscal do Trabalho, as obras são acompanhadas de perto pela entidade. “No momento, quatro auditores realizam fiscalizações periódicas dentro do estádio, analisando passo a passo as condições de trabalho e as estruturas. Até hoje, não houve indícios para notificações imediatas”, afirmou.

O deputado estadual Duarte Bechir (PMN), autor do requerimento referente à visita, ressaltou a importância do retorno ao trabalho dos operários. “Estamos felizes com o fim da greve. Nossa missão é acompanhar e garantir a satisfação dos trabalhadores”, explicou.

Ao final da visita, o secretário Sergio Barroso convocou a todos para defender a abertura da Copa de 2014 em Belo Horizonte: “Vamos deixar as questões políticas de lado e trabalhar juntos para mostrar ao país que temos as condições técnicas necessárias para sediar a abertura da Copa”, concluiu.