20h52min - 14 de Dezembro de 2010 Atualizado em 15h53min - 01 de Julho de 2013

Órgãos ambientais de Minas Gerais inauguram sede única no Triângulo Mineiro

UBERLÂNDIA (14/12/10) - O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) inaugurou, nesta terça-feira (14), em Uberlândia, a Sede Regional Triângulo. O espaço reunirá a Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram), o Escritório Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Núcleo Regional do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

A nova sede, situada na praça Tuval Vilela,  no Centro de Uberlândia, recebeu investimentos de R$ 1,1 milhão na reforma dos três primeiros andares do prédio, que serão ocupados pelos órgãos ambientais. O edifício possuirá um espaço multiuso que pode acomodar até 100 pessoas. Ele será utilizado, entre outras atividades, para receber as reuniões da Unidade Regional Colegiada Triângulo e Alto Paranaíba do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

A obra, que teve início em outubro, priorizou a utilização de materiais ambientalmente sustentáveis e de operação econômica. O edifício foi equipado com sistema de iluminação que utiliza lâmpadas de led, de baixo consumo energético. A acessibilidade à edificação foi assegurada por meio da construção de rampas e respeito às inclinações e larguras previstas. Da mesma forma, foram construídos sanitários acessíveis e demarcados espaços no estacionamento para pessoas com dificuldade de locomoção.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, afirma que a união num mesmo espaço beneficia o atendimento ao cidadão, melhora as condições de trabalho dos funcionários e, consequentemente, torna mais eficiente o trabalho realizado pelo Sisema. "As sedes do Sisema são um espaço de cooperação entre o Governo, o setor produtivo e a população", afirma. "A junção, inclusive física, é um passo importante para a consolidação da gestão integrada dos recursos naturais", completa.

Atualmente, o Sisema já opera com sedes regionais integradas na Zona da Mata (Ubá), no Sul (Varginha), no Alto Jequitinhonha (Diamantina), Alto São Francisco (Divinópolis) e Norte (Montes Claros). Em Belo Horizonte, as sedes dos quatro órgãos funcionam na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e a Supram Central e o Núcleo Operacional do IEF, na região Sul da cidade. A previsão é de que em 2011 sejam inauguradas sedes integradas em Unaí, na região Noroeste do Estado, e em Governador Valadares, no Leste de Minas.

Serviços

A partir de fevereiro de 2011, cerca de 100 funcionários dos órgãos ambientais de Minas Gerais realizarão suas atividades no local. A proposta do Sisema é de centralização dos regionais em uma sede única para proporcionar maior rapidez no atendimento às demandas, melhorando a qualidade dos serviços prestados. Juntos, a Supram, o Regional IEF e o Núcleo do Igam atendem cerca de 70 municípios da região.

A Supram é responsável pelo recebimento e análise dos processos de regularização ambiental de empreendimentos. A unidade funciona como suporte técnico e administrativo para a Unidade Regional Colegiada Triângulo e Alto Paranaíba do Copam.

O Escritório Regional Triângulo é a unidade do IEF que coordena as atividades de planejamento, fiscalização e monitoramento da cobertura vegetal na região. Na unidade, o cidadão tem acesso a serviços como solicitação de autorizações para Intervenção Ambiental e registro de reserva legal. O Regional coordena o trabalho realizado por quatro Núcleos Operacionais, uma Agência Especial e 12 Agências de Atendimento, além de servir de apoio à unidade de conservação localizada na região, o Parque Estadual de Pau Furado

O Núcleo do Igam realizará os trabalhos de fiscalização e outorga, além de oferecer apoio às atividades dos Comitês de Bacia Hidrográfica localizados na região que planejam o uso sustentável dos recursos hídricos. Dos 36 comitês de bacias instalados em Minas Gerais, quatro estão localizados na área de trabalho da nova sede regional: Afluentes Mineiros do Alto e do Baixo Paranaíba, rio Araguari e afluentes do Baixo Rio Grande.