12h54min - 20 de Janeiro de 2011 Atualizado em 01h17min - 01 de Julho de 2013

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais inicia 2011 com novos desafios

BELO HORIZONTE (20/01/11) - A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais inicia sua quarta e mais desafiadora temporada depois de encerrar 2010 com sólidos motivos para comemorar. Além de ter sido eleita o Melhor Grupo Musical de 2010 pela conceituada Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Fabio Mechetti, regente titular e diretor artístico da Orquestra, foi escolhido pela revista “Época” como uma das cem personalidades mais influentes de 2010. Em texto do maestro e pianista João Carlos Martins, Mechetti é descrito como “um músico iluminado” e que, sob sua regência, a Filarmônica de Minas Gerais tornou-se uma das grandes orquestras do país.

Outro elogio à Filarmônica de Minas Gerais partiu do jornal O Estado de São Paulo. Após concertos na Sala São Paulo, em novembro, o jornalista e crítico João Marcos Coelho escreveu que a Filarmônica realizou concerto memorável. Mechetti atribui os prêmios e elogios ao esforço coletivo de músicos, gestores e direção artística. “O entusiasmo e a disciplina desse grupo, aliados à vontade de crescer, foram levados aos palcos ao longo de todo ano”, afirma.

Fabio Mechetti

Aos 54 anos, três à frente da Filarmônica de Minas Gerais, o maestro e diretor artístico Fabio Mechetti diz estar “muito feliz” com os resultados alcançados em 2010. “Este é o sonho de todo regente”, diz. “É gratificante sair praticamente do zero e chegar aonde chegamos”. Para o regente, o ano de 2010 teve três grandes momentos: a consolidação em Minas Gerais, a evolução artística e as turnês nacionais. Foram dez apresentações no Estado (Pará de Minas, Araxá, Sacramento, Tupaciguara, Araguari, Uberlândia, Pouso Alegre, Alfenas, Poços de Caldas, Guaxupé e Juiz de Fora) e 11 fora de Minas Gerais. “Em todas, fomos recebidos por um público caloroso”, descreve.

As apresentações na Sala São Paulo, em novembro, dentro da programação da Osesp, foram os grandes momentos, na avaliação do maestro. “Músicos gostam de grandes salas e de grandes públicos e eles tiveram isso”, comenta. “É uma sala especial, com acústica excepcional, que representou a coroação de um grande projeto”, diz.

Fabio Mechetti destaca, ainda, as apresentações em parques e praças de Belo Horizonte, os Concertos para a Juventude, os Concertos Didáticos e os projetos especiais da Filarmônica - Tinta Fresca, para jovens compositores, e Laboratório de Regência, para jovens maestros.

Mechetti anuncia um novo formato para as turnês estaduais este ano. A ideia, segundo o maestro, é tocar com a orquestra em cidades de porte médio e levar formações menores para regiões próximas, inclusive com a realização de masterclasses em escolas de cada região visitada. Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, serão duas bases regionais.

Os Concertos para a Juventude, realizados aos domingos com ingressos a preços populares, e os Didáticos, para estudantes da rede pública de ensino, mudarão de local, sendo transferidos para o antigo Cine Palladium, no Centro de Belo Horizonte.

Presidente anuncia novidades

As surpresas também virão pelo lado administrativo. O principal deles segundo o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar da Silveira, é o início do projeto da sede própria da instituição. “Para que a orquestra continue evoluindo, é necessário que tenhamos a nossa casa”, afirma o gestor. Segundo ele, o grande desafio é identificar um local adequado e que atenda às necessidades de uma orquestra, com projeto acústico, palco suficiente para cem músicos, auditório compatível e espaços para a administração e para cursos e ensaios.

A continuidade já está assegurada com a renovação do Termo de Parceria entre o Instituto e o Governo de Minas. Neste ano, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) instituiu um sistema de certificação das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) parceiras que avaliou a atuação das entidades e o cumprimento das metas pactuadas. “O Instituto Cultural Filarmônica alcançou grau 9,8 em 10”, festeja o presidente.

Cresce a venda de assinaturas para concertos

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais oferece ao público um sistema de assinaturas que proporciona, entre outras vantagens, a garantia de lugar numerado em todos os concertos adquiridos, ingressos entregues em casa e com desconto de até 25% sobre os preços dos bilhetes avulsos. Em 2010, foram adquiridas 923 assinaturas. Neste ano, antes do encerramento da campanha, dia 11 de fevereiro, a orquestra já contabiliza mais de 1.050 pacotes e ainda espera novos assinantes.

Quem adquirir o pacote completo poderá assistir a 21 concertos com atrações de renome nacional e internacional, como o trompetista russo Sergei Nakariakov e o violinista estadunidense Joshua Bell. A programação presta homenagem aos 200 anos de nascimento de Franz Liszt e aos 100 anos da morte de Gustav Mahler. Informações complementares podem ser obtidas no site da Orquestra: www.filarmonica.art.br ou pelo telefone (31) 3219-9009.