10h20min - 03 de Agosto de 2012 Atualizado em 07h56min - 28 de Junho de 2013

Ouvidoria Geral do Estado e Crea-Minas promovem Encontros Regionais

Termo de cooperação prevê a realização de debates em todo o Estado e leva o atendimento da Ouvidoria Móvel à população

A realização de 12 Encontros Regionais e o atendimento à população são os destaques do termo de cooperação técnica assinado quinta-feira (02) pela ouvidora-geral do Estado, Célia Barroso, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), Jobson Andrade. O primeiro encontro começa na segunda-feira (06) e se estende até o próximo dia 10, na cidade de Ipatinga, no Vale do Aço. A partir de então, será realizado um encontro por mês, em vária regiões do Estado, até julho de 2013.

Com o tema “Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social”, os Encontros Regionais vão oferecer palestras e debates gratuitos, divididos nos eixos temáticos: meio ambiente, rodovias mineiras, urbanicidade, impacto das chuvas e alimentação. Podem participar profissionais registrados no Crea e o público em geral. Também serão oferecidos cursos de capacitação profissional para os profissionais da área tecnológica. Já o atendimento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) nos encontros regionais integra a Ouvidoria Móvel desenvolvida pela instituição.

Ao fazer a abertura do evento, o ex-ministro Alisson Paulinelli destacou a importância da mobilização para o aperfeiçoamento da democracia. Ele mostrou os avanços que o Brasil conseguiu na área de engenharia e tecnologia. Confiante na capacidade dos profissionais da área tecnológica, Paulinelli acredita que os Encontros Regionais representam uma importante ferramenta para o exercício da cidadania.

A ouvidora-geral do Estado, Célia Barroso, explicou que a OGE estará presente nos eventos divulgando seus trabalhos e recebendo manifestações dos cidadãos como reclamações, sugestões, denúncias e elogios. Célia Barroso lembrou, ainda, que, ao percorrer o Estado com o Crea-Minas, ouvindo os profissionais e a população, a Ouvidoria estará contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços públicos. “A OGE é um canal de interlocução entre o cidadão e o Governo de Minas para aperfeiçoar e melhorar os serviços públicos”, afirmou.

Segundo o presidente do Crea-Minas, Jobson Andrade, os Encontros Regionais são uma oportunidade para enriquecer a participação social, integrar os profissionais que detêm o conhecimento técnico e as representatividades sociais para debater questões de relevância. “O governo tem o mesmo objetivo do Crea, que é gerar o bem estar. Nós temos que compreender, mentalizar e interiorizar esse conceito, porque ele é a premissa básica para o fazer”, afirma.

O presidente ressaltou ainda a importância da parceria com diversas entidades neste projeto. Entre elas estão a Cemig, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), o Crea Cultural, o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG), Engecred, Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Minas Gerais (Faea-MG), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério Público Estadual (MPE-MG) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O primeiro Encontro Regional terá início na próxima segunda-feira (dia 6) às 19 horas, no Teatro Zélia Olguim (Avenida Itália, 1980, Bairro Carirú, em Ipatinga). No dia 07 haverá painel de palestras, e de 07 a 10 serão realizados cursos e debates na Regional do Crea-MG no Vale do Aço (Rua Uberlândia, 96, Centro). Entre os temas a serem tratados estão ferramentas de qualidade, arborização e qualidade de vida urbana e prevenção de acidentes com a população em obras civis.