Reforma Agrária

18h59min - 15 de Janeiro de 2010 Atualizado em 16h12min - 01 de Julho de 2013

PAIS instala 15 unidades produtivas no Jequitinhonha

BELO HORIZONTE (15/01/10) - O Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) inicia na próxima semana, a instalação de 15 novas unidades produtivas agroecológicas no Território CONSAD Médio Jequitinhonha. O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Sebrae com o apoio das prefeituras.

O PAIS é uma tecnologia social que apoia e financia a implantação de Unidades Produtivas Agroecológicas em pequenas propriedades sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, com princípios agroecológicos, a fim de diversificar a produção, garantindo assim a melhoria na alimentação e o aumento na renda familiar com a venda do excedente. Consequentemente, o processo de inclusão social e segurança alimentar dos envolvidos, será fortalecido com a prática. O projeto garante às famílias de baixa renda da área rural, alimento suficiente, seguro, barato e de qualidade para agricultores familiares, assentados e comunidades quilombolas.

As cidades que serão beneficiadas pelo programa são Virgem da Lapa (18 a 27 de janeiro), José Gonçalves de Minas (19 a 28 de janeiro) e Chapada do Norte (20 a 29 de janeiro). A primeira unidade inaugurada foi na comunidade Barreiro, em Araçuaí, em outubro de 2009.

Segundo o secretário de Estado Extraordinário para Assuntos de Reforma Agrária e diretor-geral do Iter, Manoel Costa, o Projeto PAIS irá trazer alimentos de qualidade para a comunidade e também para centros urbanos, através de uma ideia simples e que resgata a cidadania. “Não é um programa de assistência social e sim uma oportunidade de melhoria da produção, de geração de riqueza e qualidade de vida das pessoas”.

Em Minas Gerais, as atividades visam oferecer uma alimentação adequada e saudável a cerca de 200 famílias em 40 municípios do Médio Jequitinhonha, Vale do Urucuia e Bacia do Itabapoana.