Governador | Infraestrutura

15h42min - 10 de Maio de 2013 Atualizado em 22h58min - 30 de Junho de 2013

Papagaios faz festa e comemora asfaltamento para Pitangui

Anastasia esteve na cidade para assinar autorização de início da obra que vai contar com investimento de R$ 31 milhões do Governo do Estado

“Há muito tempo que a gente esperava essa estrada. Estrada de terra é ruim demais. Essa obra vai melhor a coisa 100%, vai ajudar a cidade crescer mais, o povo que quer trabalhar. Isso para a gente é uma maravilha”. As palavras de Laércio Crispin de Oliveira, de 72 anos, resumem bem o sentimento do povo de Papagaios, na região Central de Minas. Laércio era um entre centenas de pessoas que se reuniram, nesta sexta-feira (10), em frente ao Poliesportivo Rômulo Chaves Nogueira para receber o governador Antonio Anastasia.

Com o governador, chegou a boa notícia. Enfim, a estrada que liga Papagaios a Pitangui vai ser asfaltada. Anastasia assinou documento autorizando o início imediato das obras que vão custar R$ 31 milhões. O trecho foi um dos primeiros a ser incluído no programa Caminhos de Minas, do Governo do Estado.

“Estou aqui com o propósito de resgatar um compromisso dos 20 milhões de mineiros com essa região, qual seja, asfaltar um trecho já histórico, que há mais de 300 anos é reivindicado, entre Papagaios e Pitangui. Amanhã, as obras começam, o dinheiro já está em caixa, não há risco das obras pararem, está nas mãos da construtora. Vamos fazer e fazer com rapidez, porque é uma obra que atende muitos distritos e povoados, facilita o escoamento da produção, não só a rural que é muito rica, mas a ardósia, típica dessa região, que gera empregos, gera riquezas. A estrada vai melhorar a mobilidade e diminuir o tempo”, afirmou Anastasia, lembrando que a obra vai integrar Sete Lagoas a Divinópolis, duas grandes cidades de Minas Gerais.

Anastasia lembrou como o trabalho articulado do Governo de Minas com as prefeituras e a sociedade civil vem, pouco a pouco, rendendo resultados para os mineiros em todas as áreas. “Esse trabalho coletivo só tem um propósito, que é levar qualidade de vida, felicidade, desenvolvimento, prosperidade e progresso a todo o nosso Estado. Quando estou com meus colegas governadores e mostro os números de Minas: primeiro lugar na educação pública do Brasil, primeiro lugar da saúde pública no Sudeste, o Estado que mais cresce em termos de desenvolvimento econômico, é graças ao valor que temos de maior em Minas, que é o povo mineiro, o patrimônio imaterial, com esse trabalho do suor, da dedicação e do esforço do povo mineiro que permite Minas Gerais avançar e avançar mais. Nós mineiros estamos respondendo aos anseios do nosso povo”, disse o governador para diversos prefeitos presentes ao evento.

O prefeito de Papagaios, Marcelino Ribeiro Reis, destacou a importância que a obra terá para a população de todo o município, ressaltando que a presença do governador no município, “vem para trazer mais conforto, prosperidade e progresso para nossa cidade e toda a nossa região através da pavimentação da rodovia Papagaios-Pitangui”.

Acompanharam o governador durante sua visita o secretário de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, o deputado federal Domingos Sávio, além dos deputados estaduais Duílio de Castro, Inácio Franco, Gustavo Perrela, Tiago Ulisses e Leonídeo Bouças, além de prefeitos, vereadores e autoridades da região.

Caminhos de Minas

O Caminhos de Minas, que é o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, tem o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios mineiros. Ao longo de todo o programa, serão implantados 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 236 trechos, beneficiando diretamente 304 municípios e 7,3 milhões de mineiros.

A região de Papagaios será contemplada com 12 obras do Caminhos de Minas, totalizando 364,3 quilômetros de novas rodovias. O programa vai possibilitar maior integração entre os municípios e regiões, ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O Caminhos de Minas também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.