Gestão

15h18min - 23 de Novembro de 2011 Atualizado em 21h29min - 26 de Junho de 2013

Parceria com o BNDES promove capacitação de servidores de carreira do Estado

BELO HORIZONTE (23/11/11) - Desde agosto deste ano, servidores de carreira do Estado recebem qualificação profissional através do curso “Especialização em Gestão Estratégica”, na Escola de Governo Fundação João Pinheiro. O objetivo é capacitar o funcionalismo público para uma prestação de serviço ao cidadão ainda mais eficiente, reduzindo burocracias e modernizando os sistemas de administração do Governo de Minas.

Para a diretora da Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor, Maria Angélica Azevedo Gama, a capacitação ajudará os servidores a colaborar com propostas de melhoria, ampliando a visão sistêmica e melhorando a capacidade de argumentação em temas relacionados à gestão. "Espera-se que os servidores aprofundem conhecimentos na área específica de atuação, estando aptos a coordenar a Gestão Estratégica em seu setor de exercício", explica.

Para realizar o curso a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) recebeu uma linha de crédito de quase R$ 375 mil do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A parceria da instituição financeira contempla todos os governos estaduais, por meio do Programa de Modernização da Administração das Receitas e Gestão Fiscal Financeira e Patrimonial (PMAE).

A ideia de integrar Minas nesta parceria partiu da diretora da Central de Projetos da Seplag, Gabriela Noronha, como forma de melhorar o desempenho dos servidores da secretaria. “Essa especialização atende ao perfil dos servidores da Seplag, e o nosso desejo era de que nossos colegas participassem e atuassem como agentes multiplicadores dessa ação. Assim, por meio das aulas, todos poderão contribuir com iniciativas em outros órgãos do Governo”, conta.

Ao todo foram selecionados 70 servidores, de acordo com o perfil de competências da Seplag. A especialização ocorre no período noturno, de terça a quinta-feira, com carga horária total prevista de 362 horas/aula até outubro de 2012. Entre as disciplinas destacam-se “Flexibilização da Gestão Pública”, “Gestão de Projetos”, “Gestão de Pessoas” e “Gestão de Finanças Públicas”.

Gabriela Noronha também é aluna do curso e se diz satisfeita com o cronograma. “Estou aprendendo muito sobre gerência de equipe. É uma reciclagem do conhecimento. Temos também várias atividades em grupo com colegas de diversos setores. Isso ajuda a conhecer as diferentes áreas da nossa secretaria”, observou.

A mesma opinião tem a servidora da Diretoria de Recursos Humanos, Aline Chaves Lopes. “Os exemplos são muito claros e os professores muito experientes. Temos todo apoio necessário durante as atividades”.

Aulas práticas, com desenvolvimento de projetos, têm sido a forma ideal para que Afra Gonçalves possa aplicar todo conhecimento recebido até agora. Servidora da Superintendência de Coordenação Regional, ela já pensa em novos processos de trabalho. “Queremos aplicar nosso projeto em uma das superintendências do nosso grupo. Temos quatro servidores em áreas diferentes, e isso é muito enriquecedor”, disse ela.

Para Maria Angélica Gama, investir na constante qualificação dos servidores públicos possibilita uma atuação estratégica dentro das diversas esferas de governo. "Desenvolver conhecimentos e habilidades é extremamente relevante, uma vez que estes servidores são interlocutores do Governo junto aos demais órgãos e entidades, assumindo o papel de agente de transformação", completou.