Segurança / Defesa Social | Governo

17h55min - 04 de Dezembro de 2014 Atualizado em 17h53min

Parceria inédita leva curso de capacitação a detentos em Minas

Unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) são as primeiras a receberem o benefício

Os complexos penitenciários Nelson Hungria e Público-Privado (PPP), localizados nos municípios de Contagem e Ribeirão das Neves, respectivamente, foram os primeiros no Estado a serem contemplados pela ação conjunta Digna Vida, que amplia a política pública de geração de renda no ambiente carcerário, por meio de cursos de capacitação e estímulo ao trabalho. Graças a uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), detentos das duas unidades iniciaram, nesta quarta-feira (03/12), as aulas de empreendedorismo, ministradas por professores do Sebrae, que se deslocam até os presídios e trabalham com o intuito de instruir o preso a se planejar para o retorno ao convívio com a sociedade.

A ouvidora-geral adjunta do Estado, Mônica Coelho, a ouvidora Educacional, Guiomar Lara, e o secretário-geral do Fórum Permanente Mineiro de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, participaram das aulas inaugurais nas duas penitenciárias.

Mônica Coelho explicou o que motivou alguns órgãos do Estado a buscarem parceiros para a iniciativa. “A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) e seu projeto OGE Pedagógica identificaram, por meio de consulta prévia junto aos detentos que estão prestes a terem o benefício da liberdade, um grande interesse em planejarem e criarem seus próprios negócios, assim que deixarem o confinamento, por isso batalhamos e conseguimos êxito junto às empresas parceiras para tornarmos o sonho dessas pessoas uma realidade”, disse.

Guiomar Lara definiu a iniciativa como uma oportunidade única nas vidas dos presos. “O dia de hoje é muito importante para todos os que estão nessa sala de aula e será ainda mais decisivo no dia em que essas pessoas voltarem ao convívio com a sociedade, pois estarão mais capacitadas e motivadas a trabalharem de maneira digna”, afirmou.

O gerente da Regional Centro do Sebrae, Antônio Augusto Freitas, esclarece que o curso vai fornecer conhecimentos sobre o perfil empreendedor por meio da transmissão de conceitos sobre mercado, finanças e empreendedorismo. “Nós pretendemos desenvolver nos alunos atitudes que compõem o perfil empreendedor, para que em um futuro próximo, eles possam utilizá-las, quem sabe, em seus próprios negócios”, disse.

Para Fernando Passalio, a iniciativa não visa amparar apenas a pessoa presa. “Essa oportunidade que está sendo dada a esses homens é um benefício que vai muito além dos presídios, pois ela atinge de forma muito positiva todos os familiares que estão lá fora, torcendo e batalhando para que um dia possam ter novamente um convívio digno com seus cônjuges, irmãos e filhos”, afirmou.

Dutra Ladeira

O presídio Antônio Dutra Ladeira, localizado no município de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, também está prestes a ser beneficiado pela ação conjunta Digna Vida. Ele será o primeiro presídio a receber uma unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). As obras de estrutura para as salas de aula já estão em andamento e os equipamentos como cadeiras e mesas serão fruto de doações.

O superintendente de Inovação Social da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Olivan Rodrigues, ressaltou a boa fé da parceria, que busca melhorar a qualidade de vida da população, visando à coletividade. Ele enumerou os benefícios que a iniciativa pode trazer aos detentos. “A unidade Uaitec no Dutra Ladeira vai contar com duas salas de vídeo conferência, integradas ao sistema do Estado, biblioteca, sala de computadores, setor administrativo e material digital de última geração, como tablets”, relatou.

O diretor do presídio, Rodrigo Machado, destacou a importância da ideia. “Esta ação valoriza o trabalho realizado dentro do Dutra Ladeira e dá ao preso a oportunidade de uma formação qualificada, diminuindo a chance de voltar a delinquir”, afirmou.